Programa de Prevenção de Riscos Ambientais do Senac Araraquara forma profissionais aptos a evitar problemas

30.10.2018
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais do Senac Araraquara forma profissionais aptos a evitar problemas

Curso prepara o aluno para atuar como consultor técnico na elaboração e implantação do PPRA nas empresas  

No Brasil, de acordo com dados levantados pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público (MPT) ocorrem em média 700 mil acidentes de trabalho por ano. Com o objetivo de colaborar com as empresas na gestão dos riscos químicos, físicos e biológicos nesses locais, e preservar a integridade e segurança dos funcionários, o Senac Araraquara oferece o curso Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que capacita o aluno para desenvolver estratégias, reconhecer necessidades e mapear possíveis problemas, a partir da elaboração e implantação do programa que recebe o mesmo nome.

Conforme a portaria 3.214/78, Lei 6.514/77, da Consolidação das Lei do Trabalho (CLT), o PPRA é obrigatório às empresas públicas e privadas, que também precisam manter um documento-base de registro de suas ações, com o objetivo de antecipar, avaliar e controlar a ocorrência de riscos ambientais.

Segundo Jeferson Perez de Moraes, docente da área de meio ambiente do Senac Araraquara, embora haja a necessidade de um documento-base, o programa vai muito além do papel e propõe ações que devem ser planejadas, acompanhadas e avaliadas periodicamente para serem eficazes. "Por isso, nosso principal objetivo é que os alunos compreendam sua importância na adoção de medidas preventivas para o dia a dia das empresas."

Durante as aulas, os alunos realizam avaliações em postos de trabalho pré-selecionados para elaboração da Análise Preliminar de Riscos em Higiene Ocupacional (APR/HO) e melhoria das formas de indicação das medidas de controle de riscos coletivos e individual, além de aprenderem a desenvolver a estrutura do documento-base do PPRA e também da implementação do cronograma inical.

Após concluído o curso, os alunos podem atuar como consultores técnicos em empresas privadas e públicas de todos os segmentos, órgãos públicos de administração direta e indireta e nos poderes legislativos e judiciário. Importante destacar que a capacitação é para profissionais que já atuam na área de segurança do trabalho.

Para mais informações e inscrições, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/araraquara.

      

Fonte: https://observatoriosst.mpt.mp.br/

 

Serviço:

Programa de Prevenção Ambiental

Data: 10 de novembro a 8 de dezembro de 2018

Horário: sábado, das 10 às 14 horas 

Senac Araraquara

Endereço: Rua João Gurgel, 1.935, Carmo - Araraquara/SP.

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/araraquara.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil