Palestras da XLVIII Semana Jurídica da Uniara lotam salão do Gran Hotel

24.10.2019
Palestras da XLVIII Semana Jurídica da Uniara lotam salão do Gran Hotel

Evento teve início na segunda, dia 22, e segue até esta quinta, dia 24, sempre a partir das 19h15, no Gran Hotel Morada do Sol

Na segunda-feira, dia 21 de outubro, primeira noite da XLVIII Semana Jurídica “Dr. Marcel Zanin Bombardi” da Universidade de Araraquara – Uniara, o auditório do Gran Hotel Morada do Sol ficou lotado. Logo após as boas-vindas dadas aos presentes pelo chefe do Departamento de Ciências Jurídicas e coordenador do curso de Direito da instituição, Fernando Passos, a primeira palestra do evento, intitulada “MP 881/2019 – MP da Liberdade Econômica”, ficou a cargo do Procurador Federal André Santa Cruz.

“Era uma Medida Provisória - MP, mas agora já é lei. A MP da Liberdade Econômica foi a medida provisória 881, editada há alguns meses e, após intensos debates no Congresso Nacional, tornou-se a Lei 13.874. Ela cria regras com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios do Brasil ao conferir mais direitos aos empresários do país e fazer alguns ajustes no nosso ordenamento jurídico, com o objetivo de dar mais segurança jurídica a quem empreende no Brasil”, explica o convidado.

Também com o auditório cheio, nesta terça-feira, dia 22, foi a vez de a advogada e professora Patricia Vanzolini ministrar a palestra “Feminicídio”. “A ideia foi abordar o que causa o feminicídio, pois quando acontece, já é tarde demais para a vida da mulher e, mesmo em termos de punição, adianta pouco, visto que muitos feminicidas se matam após o crime, ou matam os próprios filhos. Então, a pessoa que não tem medo de morrer terá medo da lei penal?”, indaga.

Ela aponta que “nós, enquanto sociedade, tendemos a confiar demais que a lei penal resolverá nossos problemas, mas especialmente nesse tipo de crime, irracional, feito por alguém que não se preocupa nem consigo mesmo, o que pode o direito penal? Voltei alguns passos para falar de como nasce o feminicídio. Acho que o Direito Penal pode fazer um pouco, mas que é muito importante”, declara.

Nesta quarta-feira, dia 23, o Promotor de Justiça, José Carlos Cosenzo, ministrou a palestra “Ministério Público: perspectivas e reflexões”. A XLVIII Semana Jurídica “Dr. Marcel Zanin Bombardi” da Uniara termina nesta quinta-feira, dia 24 de outubro, com a palestra “Ônus da prova”, proferida pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB de São Paulo, Caio Augusto Silva dos Santos.

O evento é promovido pelo curso de Direito da Uniara, por meio de sua coordenadoria de extensão, juntamente com o Programa de Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos, o Diretório Acadêmico – D.A. Professor Walter Medeiros Mauro e a Associação Atlética Acadêmica Tourinho Filho – AAATF da instituição.

 

O homenageado

O professor Marcel Zanin Bombardi, que deu nome à Semana Jurídica em 2019, agradeceu a homenagem. “Muito obrigado, de coração, por terem dado meu nome ao evento. Não tenho palavras para expressar meus sentimentos. Ver meu nome estampado em um evento dessa magnitude me deixa enaltecido e muito honrado”, finaliza.

Informações sobre a graduação e o mestrado podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil