Municípios do interior paulista estão com a situação de contágio da Covid-19 atrasada em duas semanas em relação à capital

19.04.2020
Municípios do interior paulista estão com a situação de contágio da Covid-19 atrasada em duas semanas em relação à capital

Advertência foi feita pelo infectologista David Uip em videoconferência com prefeitos e representantes do Governo do Estado realizada nesta sexta (17); manutenção do isolamento continua sendo essencial

Em videoconferência nesta sexta-feira (17), autoridades de saúde do Governo do Estado reafirmaram a prefeitos das principais regiões administrativas de São Paulo que o isolamento social continua sendo fundamental no combate ao novo coronavírus, causador da pandemia da doença Covid-19.

Segundo David Uip, os municípios do interior paulista estão com a situação de contágio da Covid-19 atrasada em duas semanas em relação à região metropolitana, onde o vírus começou a se espalhar. Por isso, o distanciamento social continua sendo fundamental para conter o avanço da doença.

O coordenador do Centro de Contingência estadual ainda disse que o isolamento está gerando resultados positivos. Antes, o pico da doença era previsto para abril. Agora, a expectativa é para maio.

Esse achatamento da curva de contágio alivia a situação do sistema de saúde, que passa a ter melhores condições para atender os pacientes que precisam de internação e leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

O prefeito Edinho participou da conversa com o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann; o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus do Governo do Estado, o infectologista David Uip; além de prefeitos de todo o Estado.

Para o prefeito Edinho, a população deve seguir colaborando, evitando sair de casa e reforçando as medidas de higiene. "A população precisa continuar fazendo sua parte para que possamos vencer o coronavírus. Enquanto isso, nós da Prefeitura estamos trabalhando para fortalecer o sistema de atendimento, com hospitais de campanha e organização da rede de saúde", destacou.

Segundo o boletim do Comitê de Contingência do Coronavírus da Prefeitura de Araraquara divulgado neste domingo, 19, o município possui 54 casos confirmados da Covid-19, com duas mortes. Outras 12 pessoas aguardam resultados de exames. Nos hospitais, 19 pessoas seguem internadas.

Estiveram com o prefeito na reunião a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, e a secretária municipal de Justiça e Cidadania, Mariamália de Vasconcellos Augusto.

Revista Cidade

Publicidade