Ícones do vôlei feminino do País, Isabel e Vera Mossa fazem palestra na cidade

16.02.2018
Ícones do vôlei feminino do País, Isabel e Vera Mossa fazem palestra na cidade

Projeto “Espírito Esportivo” viabilizado pelo Proac será apresentado gratuitamente na quinta-feira (22), na Biblioteca Mário de Andrade

Com apoio da Prefeitura, as ex-atletas do vôlei feminino brasileiro, principalmente dos anos de 1980 e 1990, Vera Mossa e Isabel Salgado, estarão em Araraquara no próximo dia 22 de fevereiro (quinta-feira) para apresentação de palestras do projeto “Espírito Esportivo”.

Aberto à população em geral, o evento será realizado em duas etapas, às 10h e 14h, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, com produção cultural da Villa 7 AH 7.

Ao longo de sua carreira profissional, Vera Mossa participou de três edições consecutivas de Jogos Olímpicos – a primeira em 1980 (em Moscou), quando tinha apenas 15 anos de idade, quando também houve a primeira participação da Seleção Brasileira de vôlei feminino na competição.

Os dois Jogos Olímpicos seguintes foram disputados em Los Angeles, (EUA) em 1984, e Seul (Coreia do Sul), em 1988.

Já Isabel Salgado esteve nas edições de 1980 e 1984 dos Jogos Olímpicos e encerrou sua carreira no Vôlei de Praia, após formar dupla com as filhas – primeiro com Maria Clara, depois com Carolina –, que seguiram os passos da mãe.

Atualmente, o filho de Isabel, Pedro Solberg, integra a equipe brasileira de vôlei de praia no Rio de Janeiro, fazendo dupla com Evandro.

Já o filho de Vera, o levantador Bruninho Rezende, defende a Seleção Brasileira de vôlei masculino.

 

Projeto em SP

Celebrar o esporte e homenagear grandes atletas brasileiros foi o mote da mostra do projeto “Espírito Esportivo”, que ocupou os corredores do Conjunto Nacional, em São Paulo, em agosto de 2016, viabilizado pela lei de incentivo fiscal Proac.

Com painéis, fotos, vídeos e muita informação, a exposição destacou modalidades como atletismo, natação, ginástica e vôlei, além de fatos inesquecíveis das trajetórias de esportistas como Vanderlei Cordeiro de Lima, Hortência e Paula, ambas do basquete, entre muitos outros.

A exposição foi um verdadeiro almanaque visual, colorido e recheado de informações.

 

Curiosidades

Quem foi o Barão de Coubertin? A partir de que ano as mulheres também puderam participar de competições olímpicas? Quando ocorreu a primeira edição dos Jogos Paralímpicos?

As respostas para estas e outras curiosidades estavam na mostra, que apresentou de modo bem descontraído a história e o avanço dos mais diversos esportes, incluindo os ‘menos convencionais’, como vela, hipismo e tiro esportivo, que já renderam medalhas para o Brasil.

O público se emocionou com os exemplos de garra e superação de atletas que se tornaram ícones do esporte brasileiro, como Adhemar Ferreira da Silva e Maria Lenk. Também relembrou as conquistas de personalidades como os irmãos Grael e Robert Scheidt e conheceu a trajetória de grandes promessas atuais, como Arthur Zanetti e o atleta paralímpico da natação, Daniel Dias.

 

Celebração

“A ideia foi convidar o público a reviver grandes momentos históricos e celebrar o espírito esportivo nos seus valores mais originais de cooperação, solidariedade, amizade e alegria”, comentou Ana Paula dos Santos, diretora da Villa 7 | AH7 Produções Culturais e organizadora do projeto.

 

Serviço

Palestras “Espírito Esportivo”

Com Vera Mossa e Isabel Salgado

Dia 22 de fevereiro de 2018

Biblioteca Municipal Mário de Andrade

(Rua Carlos Gomes, 1729, Centro – Araraquara)

Entrada franca

Horários: 10 h e 14 h

Produção: Villa 7 AH 7

Mais informações: www.villa7cultura.com.br

Revista Cidade

Publicidade

Brasil