Feriadão de Corpus Christi com atividades radicais e curtindo a natureza de Brotas

11.06.2019
Feriadão de Corpus Christi com atividades radicais e curtindo a natureza de Brotas

Em época de temperaturas amenas, a pedida são as atividades radicais na terra e no ar e experimentar as delícias da gastronomia local

Não só de cachoeiras e rafting vive Brotas. O destino tem mais de 20 atividades do turismo de aventura e ecoturismo sem precisar entrar na água. Entre as dicas, já que a época é de temperaturas mais amenas, está percorrer trilhas por área de mata, sentindo o cheiro da terra e ouvindo som de pássaros, até chegar a uma bela cachoeira e contemplá-la, percebendo o ritmo tranquilo da natureza. Quer adrenalina? Então que tal arvorismo, tirolesa, queda livre, off road, superbike, ciclismo ou balonismo?  E uma boa ocasião para conhecer esse outro lado de Brotas é agora no feriadão de Corpus Christi. E ainda dá para aproveitar o Festival de Comida de Boteco, o Broteco, que vai até 15 de julho.

Tem medo de altura? Se tiver, em Brotas é o lugar para superá-lo. Uma boa indicação para isso é a tirolesa. Escorregar preso a um cabo, por sobre árvores, vale ou lago, é uma aventura sem igual, que dá a sensação de estar voando. Brotas tem tirolesa em várias modalidades. A mais recente é a Sky Rider, em curvas, no Ecoparque Poção. A atração funciona em um sistema de trilho suspenso a vários metros de altura do solo. Começa em uma plataforma, onde o turista é acomodado numa cadeirinha e preso por cinto de segurança. E, então, inicia a descida deslizando pelo trilho até alcançar o solo novamente e desembarcar, cerca de 400 metros à frente.

Em Brotas há uma atração que faz muitos turistas amarelar. É a queda livre, que permite mergulhar na natureza usando o quick jump, equipamento parecido com o do bungee jump, no Ecoparque Viva Brotas. O aventureiro se joga de uma plataforma no meio do vale, a 60 metros do solo, para curtir um voo de 25 metros em queda livre totalmente vertical. À medida que vai se aproximando da plataforma de chegada, reduz a velocidade da queda. Um ascensor mecânico leva o participante de volta à plataforma de cima, sem esforço físico.

Há um ano Brotas passou a oferecer balonismo, atendendo a demanda de quem ansiava também contemplar cachoeiras, o Rio Jacaré-Pepira, as cuestas e outras belezas naturais do município de cima, de um ângulo privilegiado, bem no estilo de aventura, que é a marca do município. A atração está disponível em duas modalidades de voo: livre e romântico em datas previamente agendadas. E no feriado de Corpus Christi, 23 de junho, é uma delas.

Para quem não abre mão de entrar na água, a dica é a piscina semiolímpica com borda infinita do Ecoparque Recanto das Cacheiras. Isso porque desde que o outono começou, a piscina está funcionando no modo aquecida (à biomassa) numa temperatura média de 28 graus. A parte infantil é mais quentinha, em torno de 30 graus. Perfeita para quem quer fazer as trilhas que levam às duas cachoeiras da propriedade (Santo Antônio e Roseira) mas não encara a água fria das quedas ou para quem só quer relaxar e descansar.

Na área urbana de Brotas, a novidade é o Alameda Catharina, um moderno e charmoso centro de compras, convivência, alimentação, beleza e lazer localizado na avenida onde fica boa parte das operadoras de aventura. Acomoda restaurante mexicano, cafeteria, sorveteria, unidade do Alex Silva Lanches, Point B da Cervejaria Brotas Beer, livraria, salão de beleza, lojas variadas e Espaço Kids, com brinquedos variados para a criançada. A área de convivência costuma receber shows musicais no happy hour.

E, claro, o Festival de Comida de Boteco de Brotas, que está na terceira edição. São 19 restaurantes participantes, que criaram uma receita nova, especialmente para o festival. Há petiscos para todos os gostos. Tem sanduíche de mortadela com pistache, linguiça flambada na cachaça, tilápia à rolê, espetinho de filé mignon com bacon, bolinho de frango com polenta, batata cremosa e bacon, pastel de linguiça artesanal apimentada, trouxinha de costela suína e molho barbecue, hambúrguer de costela e cebola caramelada, ceviche na casquinha, lambari frito com chantilly de limão, fondue de queijo, bolinho de abóbora orgânica, pizza japonesa, bacalhoca, polenta ao molho napolitano, bruschetta de camarão e frango com laranja, gengibre e gergelim torrado.

 

 

 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil