Encontro sobre Desenvolvimento regional reunirá 26 cidades em Araraquara

02.12.2019
Encontro sobre Desenvolvimento regional reunirá 26 cidades em Araraquara

A diretora de desenvolvimento regional  Edna Martins, organizará e mediará o evento, que terá na mesa o Conselheiro do TCE, Dimas Ramalho e o Coordenador do Curso de Direito da UNIARA, Fernando Passos

Araraquara receberá no próximo dia 16 de dezembro um grande e representativo evento que pretende dar o start em um novo modelo de desenvolvimento regional. Organizado pelo Escritório de Desenvolvimento Regional Central do Governo do Estado, o encontro reúne prefeitos, vereadores e autoridades das 26 prefeituras do entorno de Araraquara e São Carlos.

"Trata-se de uma grande oportunidade para discutirmos um modelo viável de articulação política para potencializar o desenvolvimento nas cidades", destacou Edna Martins, diretora do Escritório de Desenvolvimento Regional do Estado, com sede em Araraquara. Edna, aliás, não será apenas a anfitriã do evento. Caberá a ex-vereadora, e ex-presidente da Câmara Municipal de Araraquara o papel de mediar às discussões e os debates que ocorrerão no encontro.

Previsto para começar às 9 horas da manhã, o evento contará com as presenças do Conselheiro do Tribunal de Contas do estado de São Paulo, o ex-deputado e ex-secretário de estado, Dimas Ramalho, do Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Edgard Brandão e do Coordenador do Curso de Direito da Uniara, Dr. Fernando Passos. Passos já integrou o Escritório Regional de Desenvolvimento no passado.

A presença do advogado é importante não apenas por sua experiência e vivência na área, mas também porque a Uniara mantém um Núcleo de discussão permanente que aborda o desenvolvimento regional, acontecerá no auditório do Escritório Regional, cuja sede fica na Avenida Espanha 188, no centro de Araraquara.    

Falando em nome do Consórcio Intermunicipal criado no Grande ABC, Edgar Brandão falará sobre o modelo adotado pelas Prefeituras daquela região para fomentar o desenvolvimento regional, e otimizar as administrações municipais, gerando economia de recursos públicos a agilidade na aquisição de materiais, dentre outros.

Falando sobre o tema com a reportagem do O Imparcial, Edna Martins afirmou entender que Araraquara deve assumir seu protagonismo e liderar a região na área do desenvolvimento. "Nós não podemos nos isolar. Devemos adotar uma política agressiva de desenvolvimento e puxar toda a região. Esta é a identidade de Araraquara e podemos fazer mais!", afirmou.

Edna destacou o fato de que no modelo adotado no Grande ABC, as Prefeituras se unem em consórcio para realizar agilizar políticas públicas, realizar compras e otimizar o funcionamento das máquinas públicas. "É algo interessante e vamos colocar na pauta regional", ressaltou a diretora de Desenvolvimento regional.

A mesa que conduzirá os trabalhos no evento terá ainda a presença do secretário de Desenvolvimento Regional do Governo João Dória, o ex-deputado Marcos Vinholi, homem que responde pelas políticas de desenvolvimento e fomento do governo estadual.

Entre as entidades de importância regional, a Associação comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), já confirmou presença.

"Vamos ter as presenças de prefeitos, vereadores, lideranças empresariais e industriais, ligadas diretamente ao fomento da economia. O encontro pode e deve ser um marco para o início de uma nova era para a nossa região", explicou Edna.

Ainda recentemente a região de Piracicaba recebeu um evento voltado ao fomento regional. Na ocasião, foi apresentado o PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado) do Aglomerado Urbano de Piracicaba. O documento se assemelha, guardadas as proporções, ao Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal, no entanto, atua em caráter macro, norteando as ações para desenvolvimento da região.

Falando sobre o evento, Marcos Vinholi destacou uma das principais metas de sua administração, que visa implementar com vigor um fundo de financiamento para que os municípios paulistas encontrem as condições de crescer, gerando empregos e divisas.

"Trata-se de ações conjuntas (Estado e prefeituras) de forma que cada um faça aportes financeiros para a criação dos meios para o retorno do crescimento real", afirmou Vinhóli da ocasião.

 

 

Conheça as cidades que compõem a Região Central:

 

Araraquara

Américo Brasiliense

Boa Esperança do sul

Borborema

Cândido Rodrigues

Descavado

Dobrada

Dourado

Fernando Prestes

Gavião Peixoto

Ibaté

Ibitinga

Itápolis

Matão

Motuca

Nova Europa

Porto Ferreira

Ribeirão Bonito

Rincão

Santa Ernestina

Santa Lúcia

Santa Rita do Passa Quatro

São Carlos

Tabatinga

Taquaritinga

Trabiju

Revista Cidade

Publicidade

Brasil