Empreenda rápido movimenta empresários e empreendedores no CEAR

13.11.2019
Empreenda rápido movimenta empresários e empreendedores no CEAR

Com apoio e participação da ACIA, evento organizado pelo Sebrae leva orientações e opções de crédito a empreendedores 

 

Iniciativa do Sebrae-SP da Prefeitura, do Governo do Estado de São Paulo e da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia), e do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio), o evento "Empreenda Rápido" movimentou o Centro Internacional de eventos de Araraquara na última segunda-feira, 11, inclusive com a distribuição de senhas para facilitar o acesso de tantos interessados nas palestras e atividades levadas a efeito no local durante o período da tarde.

Contando com o Sebrae Móvel, escritório itinerante do Sebrae, com a carreta do Via Rápida, além de estandes de associações de classes, como a ACIA Araraquara, entidades e agências bancárias, como a do Sicoob 4434, o Empreenda Rápido prestou todo o suporte aos empreendedores e empresários presentes no que tange a abertura de empresa, relacionamento com o cliente, dicas para 'bombar' nas redes sociais e o uso do crédito consciente. Os empreendedores também tiveram acesso a informações sobre linhas de crédito.

Falando na abertura do evento, o presidente da Acia, empresário José Janone Júnior, afirmou estar feliz "...por Araraquara ser receber tamanho empreendimento. O caminho para a reação da economia no momento passa pelo fomento das pequenas e médias empresas, responsáveis por mais de 70% dos empregos criados no País nos últimos meses", destacou. 

"Um evento como esse é fundamental, ainda mais em um momento de crise econômica nacional e mundial. É preciso buscar alternativas para sair da crise e empreender. Um evento como esse é extremamente essencial para prestar esse auxílio, oferecendo palestras, orientações e apresentando as linhas de crédito disponíveis a juros baixos", afirmou o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto.

Para o diretor-superintendente interino do Sebrae, Guilherme Campos, um evento como esse é essencial no momento atravessado pelo País. "O empreendedorismo é uma grande alternativa em um cenário de queda nas vagas de emprego com carteira assinada. Estamos à disposição para fazer as parcerias necessárias", disse.

O gerente regional do Sebrae, Luiz Andia Filho, afirma que o "Empreenda Rápido" busca desburocratizar e dar acesso a crédito para quem quer empreender. "A sociedade está procurando criar novas formas de geração de emprego que não seja só carteira assinada. E criar o próprio negócio, no Brasil, é algo complicado, moroso. Aqui, em um único espaço, a pessoa consegue fazer tudo: montar toda a sua ideia viabilizar seu negócio", afirma o gerente.

A subsecretária de Empreendedorismo, Micro e Pequenas Empresas do Governo do Estado, Jandaraci Araújo, ressaltou que a intenção do evento é "fomentar o empreendedorismo e gerar emprego e renda".

 

Sicoob 4434

Os empreendedores tiveram acesso a informações sobre linhas de crédito Juro Zero do Sebrae-SP e Desenvolve SP. São créditos de até R$ 20 mil para Microempreendedores Individuais (MEIs) formalizados e que concluíram o curso Super MEI do Sebrae-SP.

"O valor pode ser usado para investimento fixo, como a aquisição de mercadorias em geral, matérias-primas, máquinas, ferramentas, equipamentos, veículos e até mesmo itens para publicidade e divulgação do empreendimento. O prazo de pagamento do empréstimo é de até 24 meses, com carência de até três meses. Para os empreendedores que pagarem em dia, o juro é zero", detalha o gerente do Sebrae, Luiz Andia Filho.

Atuando no mesmo setor, o Siccob 4434, sediada da Avenida Barroso, atendeu empreendedores disponibilizando uma de suas principais ferramentas de crédito, a AGCP - Associação de Garantia de Crédito Paulista, que na prática funciona como um fiador para o empresário.

Prestes a completar 36 anos de existência, o Sicoob uma cooperativa financeira que tem como um dos fundamentos principais oferecer ao micro e pequeno empreendedor, as mesmas condições (poder de barganha) que um grande empresário possui junto a rede bancária.

Revista Cidade

Publicidade