Desenvolve SP lança estudo que mapeia negócios e características econômicas de cada região do estado

07.12.2019
Desenvolve SP lança estudo que mapeia negócios e características econômicas de cada região do estado

Região de Araraquara aponta atividades variadas e tecnologia de ponta

O Desenvolve SP, instituição financeira do governo de São Paulo, lançou um estudo que mapeia oportunidades de negócios e características econômicas das 16 regiões administrativas do estado. 

Elaborado pela Fundação Seade, ele leva em conta indicadores como geração de emprego, número de funcionários e faturamento das empresas locais e índices de desenvolvimento humano da população.

O estudo evidenciou a relação do nível de avanço tecnológico com o desenvolvimento econômico e social das regiões. 

Regiões como as de Araçatuba, Bauru, Campinas, Central, Marília, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, e a Região Metropolitana de São Paulo possuem indústrias com maior desenvolvimento tecnológico e investimento em inovação.

"Não é à toa que estas regiões, já conhecidas por abrigar polos tecnológicos e centros de pesquisa de referência no país, apresentem também indicadores sociais mais elevados, como maior taxa de escolaridade, empregos e circulação de renda", afirma Nelson de Souza, presidente da Desenvolve SP. O estudo completo pode ser visto em: www.mapadaeconomiapaulista.com.br

Confira abaixo o resultado do estudo realizado para a região de região de Araraquara e São Carlos, identificada na pesquisa como Região central, contando com 26 cidades:

 

Região Central:

Com 26 municípios, entre eles Araraquara, Matão e São Carlos, a região possui atividades variadas, como produção de açúcar, suco de frutas, ração, indústria têxtil, minerais e máquinas. Há ainda a presença de setores de alta tecnologia, como um braço da Embraer responsável pela montagem final dos aviões no município de Gavião Peixoto. São Carlos abriga importantes centros e institutos de pesquisa. 

 

Oportunidades: 

Plástico

Químico 

Material de transporte 

Modernização da agropecuária 

Biocombustíveis

Revista Cidade

Publicidade

Brasil