Defesa Civil participa de oficina preparatória para Operação Chuvas de Verão

15.11.2018
Defesa Civil participa de oficina preparatória para Operação Chuvas de Verão

Agentes foram capacitados para atenuar situações de desastres e anormalidades, por meio de medidas de prevenção e articulação dos serviços públicos

Agentes da Defesa Civil de Araraquara estiveram em Pirassununga (SP) para participar de uma oficina preparatória para a Operação Chuvas de Verão. O evento ocorreu nos dias 8 e 9 de novembro.

O treinamento foi ministrado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo, a fim de capacitar agentes que desempenham atividades de defesa civil nos municípios para que as situações de desastres e anormalidades, que acontecem no período do verão com as fortes chuvas e tempestades, sejam atenuadas e diminuídas, por meio de medidas de prevenção e articulação dos serviços públicos.

A oficina contou com palestrantes de diversos órgãos, como o Instituto Geológico, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas e o Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo, além de meteorologistas e oficiais da Casa Militar.

O plano de contingência denominado Operação Chuvas de Verão é implementado todos os anos em Araraquara pela Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, por meio da Defesa Civil do Município.

O plano, que começa no início do verão, tem a finalidade de empregar recursos humanos e materiais em atividades coordenadas entre órgãos municipais e instituições que atuam em emergências e atividades de proteção, objetivando o enfrentamento dos eventos adversos e/ou desastres que possam ocorrer no município, a fim de preservar a vida e minimizar danos e prejuízos.

 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil