Crianças entre 1 e 5 anos serão vacinadas contra sarampo e pólio

19.07.2018
Crianças entre 1 e 5 anos serão vacinadas contra sarampo e pólio

O restante da população não será imunizada nesta campanha, mas também pode encontrar a vacina nos postos de saúde, dentro da rotina da unidades

Devido ao registro de sarampo em vários estados brasileiros, a Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, faz um alerta aos pais e informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite ocorrerá de 4 a 31 de agosto em todo o país. O público alvo será crianças com idade entre 12 meses e menores de 5 anos de idade.

De acordo com Joice Nogueira Calera, coordenadora executiva de Vigilância em Saúde, independentemente de já terem sido vacinadas, todos que compõem o público-alvo da campanha deverão receber dose de reforço das duas doenças.

“O sarampo está de volta ao Brasil, porque as pessoas deixaram de tomar a vacina, por vários fatores. Ou os pais se esquecem de levar seus filhos aos postos ou simplesmente não dão a atenção necessária à doença. O fato é que o vírus do sarampo está novamente em circulação no Brasil. Já a pólio está erradicada, mas a campanha é justamente para que não haja risco do vírus voltar a circular”, explica Joice Calera.

Ela ressalta que todo o Brasil estará realizando a campanha entre os dias 4 e 31 de agosto e o foco é criança de até 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias. “Será aplicadas doses de reforço, então, mesmo que a criança já tenham sido vacinadas, todas terão que tomar novamente. Contamos com a colaboração dos pais para que nossas crianças não sejam acometidas dessas doenças graves e tenham complicações mais sérias, que podem até levar à morte”, enfatiza a coordenadora.

Dentro deste período de campanha, serão realizados ainda 2 Dias D. Nos sábados dias 4 e dia 18 de agosto, todas as unidades de saúde estarão abertas para a vacinação, das 8 às 17 horas

A Saúde pede que os pais compareçam aos postos com a carteira de vacinação das crianças.

 

Imunização de adultos

Vale lembrar que, além das crianças de até 5 anos que serão imunizadas em campanha nacional, a população em geral está sendo vacinada contra o sarampo, dentro da rotina das unidades de saúde. Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, quem ainda não foi imunizado ou não tem carteira de vacinação comprovando, basta ir até o posto de saúde mais próximo e solicitar a vacina.

As pessoas com menos de 29 anos recebem 2 doses, com intervalo de 30 dias. Acima de 30 anos, a imunização é feita com dose única. E os maiores de 50 anos não precisam se vacinar.

O sarampo é uma doença grave, que já foi uma das principais causas de mortalidade infantil no país. Pode deixar sequelas neurológicas e até matar.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil