Cresce o número de franquias em Araraquara

11.02.2019
Cresce o número de franquias em Araraquara

Redes cresceram 9%; o resultado é referente ao comparativo entre o primeiro semestre de 2018 e igual período de 2017

Acompanhando o crescimento do setor nos últimos anos, o número de redes de franquias em Araraquara subiu 9% no comparativo entre o primeiro semestre de 2018 e igual período de 2017, saltando de 140 para 153. As unidades também aumentaram e passaram de 204 para 225. O resultado é um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Todos os segmentos registraram aumento no faturamento. O setor com melhor desempenho foi o de alimentação, com crescimento de 36,4%, seguido por serviços de saúde, beleza e bem-estar (14,2%), serviços educacionais (12%) e moda (11,1%). Embora o setor de alimentação continue se mantendo na liderança, os serviços de saúde, beleza e bem-estar têm apresentado um crescimento ascendente.

 

Distribuição de franquias por segmento – Araraquara – 1º Semestre 2018

Elaboração: Sincomercio Araraquara. Dados: ABF.

            Mercado em ascensão

Nos últimos dois anos, com o mercado de trabalho ainda desaquecido, muitas pessoas que perderam o emprego utilizaram o saldo da rescisão ou até a própria poupança para investir em um negócio próprio. Para aqueles que não tinham muito contato com o empreendedorismo, o sistema de franquias é uma boa opção, justamente pelo suporte que é concedido, desde o início.

Diferente da abertura de um negócio do zero, a franquia envolve o uso de uma marca já existente no mercado e em muitos casos, bastante sólida. Além disso, o franqueado adquire todo o conhecimento e experiência de mercado que a empresa possui, por meio das redes de negócios criadas, compartilhamento de ideias e todo suporte técnico necessário para o desenvolvimento do comércio. 

No entanto, o franqueado tem pouca flexibilidade nas tomadas de decisão, uma vez que todas as suas ações dependerão da aprovação da rede de franquias. Portanto, é importante analisar qual o perfil da empresa antes de fechar uma parceria. 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil