Comércio deve abrir cerca de 250 vagas temporárias em Araraquara

14.11.2018
Comércio deve abrir cerca de 250 vagas temporárias em Araraquara

Levantamento do sindicato da categoria aponta que penas 25% dos empresários contratarão funcionários extras no fim de ano

O fim de ano chegou e muitos trabalhadores já estão à procura de um emprego temporário no comércio, um dos setores que mais gera vagas em função das demandas de Natal e Ano Novo. De acordo com pesquisa realizada pelo Sindicato do Comercio Varejista de Araraquara (Sincomercio), dos lojistas entrevistados, apenas 25% contratarão funcionários temporários para o período. O resultado indica uma manutenção de contratados em relação a 2017 e deve chegar a aproximadamente 250 vagas.

Um dos possíveis fatores que frustrou a expectativa de criação de mais vagas nesse ano foi o baixo desempenho do segmento de vestuário, tecidos e calçados, que costuma responder por metade das contratações nesse período. A atividade acumulou queda na comparação anual, por nove meses consecutivos, de novembro de 2017 a julho de 2018. Em agosto, ele registrou seu primeiro resultado positivo no ano.

O setor de supermercados também costuma ter destaque nas contratações de fim de ano, e absorve geralmente 25% da mão de obra no período. Os segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos, lojas de departamentos, lojas de móveis e decoração, farmácias e perfumarias também apresentam certa representatividade. Apesar do cenário, nos últimos meses o ritmo de contratações melhorou no município, considerando os meses de julho a setembro. 

O mês destaque no período foi agosto, que registrou a abertura de 891 vagas. 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil