Ciclo de debates discute momento político brasileiro

08.10.2019
Ciclo de debates discute momento político brasileiro

Sesc Araraquara,  Laboratório de Política e Governo da UNESP e Secretaria Municipal da Educação promovem ciclo de debates que trata da atual conjuntura política do país

De 9 a 30 de outubro acontece no Sesc Araraquara o ciclo de debates “O que está acontecendo com a Política no Brasil?” A realização conjunta entre o Laboratório de Política e Governo da UNESP, a Secretaria Municipal de Educação e o Sesc Araraquara busca promover o diálogo e estimular a  reflexão sobre temas como democracia, autoritarismo, movimentos identitários, religião, intolerância, entre outros.

Famílias brigadas, amizades desfeitas, laços de afeto rompidos. Afinal, por que as divergências políticas transformaram as pessoas em inimigas? Se você também está em busca de uma resposta, o convidamos a participar! Os bate-papos acontecem às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, com entrada gratuita e sem retirada de ingressos.

A abertura será no dia 9, com a fala “Os Sentidos da Política”, do Prof. Dr. Milton Lahuerta – Coordenador do Laboratório de Política e Governo da UNESP. Na sequência tem início a primeira palestra “Brasil: entre a democracia e o autoritarismo”. A história política brasileira é complexa e nem sempre contamos com dirigentes à altura de seus cargos, mas entre rupturas e continuidades tivemos conquistas importantes. A questão é: como chegamos até aqui? Quem debate tais questões é o Prof. Ms. Carlos Eduardo Tauil – Laboratório de Política e Governo da UNESP; e o Prof. Ms. Thiago Mazucato – Diretor do Centro de Educação e Ciências Humanas – FUNEPE/SP.

Na semana seguinte (16), o encontro fala sobre “As instituições de representação e os movimentos da sociedade no Brasil”. Crise da política, da democracia e de representação: o que nos trouxe a este cenário? Para entender este momento é preciso reconhecer a importância das instituições e refletir sobre as diferentes formas de atuação política, como os Partidos Políticos, Sindicatos e Poderes do Estado; além dos recentes movimentos sociais, como MBL, Anounymos, Vem Pra Rua, Acredito!. Este debate será conduzido pela Profa. Ms. Maíra Lopes – Pesquisadora do Laboratório de Política e Governo da UNESP; Prof. Ms. Bruno Silva – Pesquisador Laboratório de Política e Governo da UNESP e Profa. Dra. Kátia Baptista - Pesquisadora do Laboratório de Política e Governo da UNESP.

Dia 23 é a vez de falar sobre “Movimentos identitários, religião e democracia brasileira”. Os movimentos feministas, negros, LGBTQIA+, ambientalistas, e outros, estão fortalecendo a reivindicação de seus direitos ao mesmo tempo em que se percebe um aumento da religiosidade ligada à discursos políticos. Diante disso, a Profa. Dra. Alessandra Nascimento – Laboratório de Política e Governo da UNESP; o Prof. Dr. Gabriel Burnatelli – do Instituto Federal de São Paulo e a Profa. Dra. Ana Paula Silva - Pesquisadora no Laboratório de Política e Governo da UNESP buscam responder a pergunta: como conciliar questões individuais/particulares com necessidades coletivas/universais?

O encerramento se dá na quarta-feira (30), quando o  Prof. Dr. Milton Lahuerta retorna à mesa para discutir "Redes sociais e intolerância política: como pensar o mundo daqui para frente?” Este encontro falará sobre as grandes transformações que o mundo vem sofrendo (Revolução Produtiva e Tecnológica), e como isso tem nos fragilizado enquanto sociedade, apontando a necessidade de se valorizar cada vez mais a tolerância, o respeito e o reconhecimento do outro como valores importantes para vivermos juntos.

 

Serviço:

CICLO DE DEBATES
O que está acontecendo com a política no Brasil

De 9 a 30/10, quartas, das 19h30 às 21h30.

No Teatro. Grátis.

Sem retirada de ingressos. Vagas limitadas.

Realização:  Laboratório de Política e Governo da UNESP, Secretaria Municipal de Educação e Sesc Araraquara.

 

9/10

Abertura: Os sentidos da Política

Com Prof. Dr. Milton Lahuerta.

Brasil: entre a democracia e o autoritarismo

Com Prof. Ms. Carlos Eduardo Tauil e Prof. Ms. Thiago Mazucato

 

16/10

As instituições de representação e os movimentos da sociedade no Brasil

Com Profa. Ms. Maíra Lopes ; Prof. Ms. Bruno Silva e Profa. Dra. Kátia Baptista

 

23/10

Movimentos identitários, religião e democracia brasileira

Com Profa. Dra. Alessandra; Prof. Dr. Gabriel Burnatelli e Profa. Dra. Ana Paula Silva

 

30/10

Redes sociais e intolerância política: como pensar o mundo daqui para frente?

Com Prof. Dr. Milton Lahuerta

 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil