Araraquara é município VerdeAzul

06.03.2020
Araraquara é município VerdeAzul

O prêmio foi entregue na manhã desta quinta-feira (5), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo

Pelo segundo ano consecutivo, Araraquara conquistou o certificado do Programa Município Verde Azul (PMVA). O prêmio foi entregue na manhã desta quinta-feira (5), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e do coordenador do programa, José Walter Figueiredo Silva.

Com 83,82 pontos, Araraquara saiu da 68º colocação em 2018, para o 63º lugar, entre os 92 municípios certificados no ciclo 2019. "É uma importante conquista que mostra o compromisso do Daae com a gestão do meio ambiente em Araraquara. Parabenizo a dedicação de todos nossos servidores no cumprimento das diretrizes do programa e eficiência na prestação dos serviços, que refletem na qualidade de vida de toda a população", afirmou o superintendente, Donizete Simioni.

A diretora de Gestão Ambiental e também interlocutora do PMVA, Katia Matteo, destacou as diretivas que o município obteve melhora. "Nosso município se destaca na gestão das águas para abastecimento público, ações de controle de resíduos sólidos, no tratamento dos efluentes domésticos, bem como nas ações de fiscalização e educação ambiental" detalhou. Entre as ações desenvolvidas em 2019, destacam-se: dragagem do lodo acumulado na Estação de Tratamento de Esgotos de Araraquara; construção da primeira praça sustentável do município; intensificação das ações contra o descarte irregular de resíduos; formação do grupo de trabalho de uso e ocupação do solo; melhoria na gestão da arborização urbana; fortalecimento do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, entre outras.

"Ser certificado significa ter mais oportunidades de conseguir recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop)", lembrou a gerente de Gestão Ambiental e interlocutora suplente, Simone Oliveira.

Nota final - Araraquara:

2019: 83,82 (63º lugar)

2018: 80,85 (68º lugar)

Revista Cidade

Publicidade