4ª delegacia de Serviço Militar de Araraquara não existe mais. Alistamento agora é online

03.01.2020
4ª delegacia de Serviço Militar de Araraquara não existe mais. Alistamento agora é online

Alistamento militar agora é online e prazo já está aberto

 

A 4ª delegacia de Serviço Militar de Araraquara não existe mais. O órgão, que funcionava na cidade em conjunto com a Junta Militar, deixou de funcionar no último dia 17 de dezembro, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Araraquara. O último delegado de Serviço Militar do município foi o tenente César Ricardo Velasque Trindade, que assumiu o posto no início de 2017. Ele se despediu no posto no evento realizado na sede do legislativo. Araraquara não terá mais um delegado militar.

Até o final de 2019, a 4º delegacia de Serviço Militar Araraquara era responsável por 13 cidades da região, realizando inclusive inspeções em empresas e fábricas que operam produtos controlados, sejam eles químicos ou outros de importância para a segurança nacional. A delegacia cuidava ainda dos interesses dos pensionistas das três Forças, Exército, Marinha e Aeronáutica, entre outras funções. 

Com o fim das atividades da 4ª delegacia militar, todas as atribuições passaram a ser responsabilidade da 5º Circunscrição de Serviço Militar da 2ª Região, com sede em Ribeirão Preto, a quem o órgão de Araraquara era subordinado.

A Junta Militar de Araraquara, no entanto, continua funcionando normalmente no mesmo endereço onde está instalada há décadas, na Avenida São Paulo, 502, Centro, Araraquara. O telefone (16) 3333-4936 também não mudou. Houve, porém, uma grande mudança em suas atribuições: a Junta Militar de Araraquara não cuida mais do alistamento militar regular. A partir deste ano o alistamento para jovens que completam 18 anos passou a ser online (vide matéria abaixo). O órgão de Araraquara somente cuidará de alistamentos fora do prazo e do atendimento para emissão de 2ª via do Certificado, dentre outros assuntos burocráticos.

 

Inscrição para o serviço Militar é online e deve ser feita até 30 de junho

O prazo para o alistamento militar online começou na quarta-feira (1º) e vai até 30 de junho. As inscrições podem ser feitas no endereço https://www.alistamento.eb.mil.br/  ,com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e preenchimento do formulário para validação dos dados pessoais.

O alistamento é obrigatório e deve ser feito no ano em que o jovem (sexo masculino) completa 18 anos.

O jovem que não tiver acesso à internet ou não tiver CPF deve ir à Junta de Serviço Militar com a certidão de nascimento ou carteira de identidade ou de motorista e o comprovante de residência.

Segundo o coordenador da Seção de Serviço Militar do Ministério da Defesa, coronel Fernando Penasso, quem não regularizar sua situação não poderá tirar passaporte, prestar exame para estabelecimento de ensino, tirar carteira de trabalho, ingressar no serviço público ou  mesmo na iniciativa privada.

Quem perder o prazo para fazer o procedimento no último ano, poderá regularizar a situação no próprio site do alistamento ou comparecer à Junta de Serviço Militar. O atraso implicará no pagamento de multa.

Em 2020, a expectativa do Ministério da Defesa é que quase 2 milhões de jovens realizem o alistamento e que 100 mil sejam incorporados para trabalhar na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica.

O Serviço Militar Obrigatório tem a duração de um ano.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil