Vacinação contra febre amarela acontece no sábado (29)

27.06.2019
Vacinação contra febre amarela acontece no sábado (29)

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, realiza neste sábado (29) uma atualização da vacinação contra a febre amarela no município. A vacina será aplicada das 8h às 16h, no Serviço Especial de Saúde de Araraquara – SESA (Rua Itália, 1617, Centro).

A gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Mariana Câmara, destaca a importância da ação. "A febre amarela pode ser prevenida através da vacinação e o indivíduo é considerado imune com apenas uma dose da vacina", explica. "Essa é uma ação específica para febre-amarela, não estaremos aplicando outras vacinas neste dia", enfatiza Mariana, acrescentando que funcionários do SESA e da Secretaria da Saúde estarão no local para atender a população.

A imunização é contraindicada para crianças com menos de seis meses de idade, gestantes, pacientes imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a ovo de galinha e seus derivados, gelatina e outros produtos que contêm proteína animal bovina.

 

A doença

A febre amarela tem dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão: silvestre e urbano, que acomete tanto homens, quanto macacos e que é transmitida pela picada de mosquitos silvestres (febre amarela silvestre) ou do Aedes aegypti (febre amarela urbana). Os sintomas são febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

Considerando que outras doenças como dengue, zika e chikungunya, também são transmitidas pelo Aedes aegypti, a Vigilância em Saúde continua solicitando o apoio de todos os moradores para os cuidados diários nos imóveis, a fim de evitar a proliferação do vetor.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil