Uniara testará população de Araraquara para identificar percentual de pessoas que já tem anticorpos contra o coronavírus

26.05.2020
Uniara testará população de Araraquara para identificar percentual de pessoas que já tem anticorpos contra o coronavírus

A Uniara disponibilizará instalações e pessoal especializado ao município para desenvolver um importante trabalho que pode acelerar a retomada da vida (quase) normal na cidade de Araraquara. A testagem por amostragem da população da cidade para identificar o percentual de pessoas que já desenvolveram anticorpos contra o coronavírus - Covid-19". Ou seja: que já pegaram a doença e estariam imunes a elas. 

O trabalho se realizará através do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde - CBS, e de professores e alunos do curso de Biomedicina. O Departamento firmou parceria com a Secretaria de Saúde do município, por meio da secretária Eliana Honain.

"Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS/Organização Mundial da Saúde - OMS, há dados que comprovam que a maioria dos casos de coronavírus - cerca de 80% - manifesta pouco ou nenhum sintoma e se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar. Assim, o mapeamento da população que já teve contato com o vírus e desenvolveu resposta imunológica fornece preciosas informações para que as secretarias municipais e estaduais de saúde possam redefinir suas estratégias preventivas e de contenção da Covid-19, como também redimensionar leitos e testes nas áreas onde há maior possibilidade de aumento de casos", relata ele.

De acordo com o coordenador, as análises serão realizadas pela graduação de Biomedicina, sob o comando de seu coordenador Orivaldo Pereira Ramos, e supervisionadas pelos docentes Adilson César Abreu Bernardi, Andrezza Furquim da Cruz, Flávia Aparecida Resende e Miriane da Costa Gilen . "As amostras de sangue, coletadas nas Unidades Básicas de Saúde - UBSs do município por funcionários da saúde da prefeitura, serão alocadas em caixas térmicas e levadas ao Laboratório de Imunologia da Uniara. Além disso, a Secretaria de Saúde irá fornecer os kits de teste rápido para a Covid-19", disse.

 

 

Revista Cidade

Publicidade