Sinal analógico de TV será desligado em 28 de novembro. Patrulha Digital orienta população

25.10.2018
Sinal analógico de TV será desligado em 28 de novembro. Patrulha Digital orienta população

'Patrulha Digital' foi lançada nesta quarta-feira (24), em parceria entre Senai, Rede Globo, EPTV, Abert e Seja Digital. Projeto leva orientação para a instalação de conversores digitais nas TVs

O projeto "Patrulha Digital", de orientação à população sobre a mudança para o sinal digital de TV, foi lançado nesta quarta-feira (24), na sede do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), com presença do prefeito Edinho.

A ação é uma parceria entre Senai, Rede Globo, EPTV, Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e Seja Digital.

O desligamento do sinal analógico de TV será em 28 de novembro na região de Araraquara. Por isso, cerca de 1.100 alunos do Senai irão orientar as famílias dos bairros da cidade sobre essa mudança de sinal e ajudar na instalação de conversores e na busca automática dos canais abertos.

"Esse programa terá função social extremamente importante. Muitas vezes, a TV é o único lazer de uma família. A instalação desses conversores vai garantir o acesso à informação e ao lazer das famílias que não conseguiram adquirir a TV digital. Geralmente, famílias em situação de vulnerabilidade que dependem, muitas vezes, de programas sociais. O lazer e o entretenimento são um direito de todos, e sem informação, sem conhecimento, não existe democracia", disse o prefeito Edinho.

O diretor de projetos especiais da Rede Globo, André Dias, esteve na aula inaugural e explanou sobre a concepção do projeto. "Muitas vezes, as pessoas recebiam os kits, com conversor, antena, cabo e controle remoto, e não sabiam o que fazer. Então procuramos o Senai para essa orientação. Vamos ajudar, sobretudo, as pessoas de baixa renda", relatou.

O diretor do Senai de Araraquara e de Matão, Paulo Sassi, agradeceu à Rede Globo e ao Grupo EPTV pela parceria. "É uma alegria muito grande participar desse processo. Serão 1.100 alunos multiplicadores espalhados pela cidade, ajudando as pessoas. Muitas delas, simples, têm sua televisãozinha como companheira."

Representando a Câmara Municipal, o vereador Jeferson Yashuda (PSDB) apresentou o apoio do Legislativo ao projeto. "Quem sai ganhando é a nossa população, que passa a contar com um sinal de qualidade na TV", declarou.

Ainda participaram do evento o diretor de relações institucionais da EPTV, Paulo Brasileiro, e o coordenador técnico do Senai, Nilton Roberto Bigotte.
 

Fim do analógico

O processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1.300 municípios terão o sinal analógico desligado até o final deste ano.

O desligamento desse sinal irá liberar a faixa de 700Mhz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o País (o 4G é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançadas e permite que dispositivos como celulares, laptops e tablets acessem a internet com velocidades muito mais rápidas).

Após 28 de novembro, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital em Araraquara e em outros 34 municípios da região.

Por isso, kits com conversor para a TV digital estão sendo distribuídos pela Seja Digital para famílias que estão cadastradas em programas sociais do Governo Federal. As pessoas que não sabem se têm direito ao kit devem ligar gratuitamente no 147 com NIS (Número de Identificação Social) em mãos ou acessar o site sejadigital.com.br/kit.

Servidores da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social atuam diretamente nesse processo, levando informação e orientação sobre o que deve ser feito para que as TVs possam ter acesso ao sinal digital.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil