Sesc promove atividades voltadas aos idosos

26.06.2017
Sesc promove atividades voltadas aos idosos

Campanha de prevenção de quedas em pessoas idosas, promove atividades educativas que buscam instigar a reflexão e voltar o olhar para o tema

A queda em pessoas idosas geralmente está associada ao declínio natural do desempenho físico e das capacidades cognitivas, a exemplo da falta de atenção, resultando na diminuição do tempo de reação e proteção ao fato de cair.

Isto porque o “foco” dividido na realização simultânea de várias atividades exige maior demanda atencional e pode trazer dificuldade no desempenho motor e no controle do equilíbrio.

Idosos necessitam de maior tempo para a realização da dupla tarefa motora envolvendo funções distintas e coordenadas. A dupla tarefa pode ser definida como o ato de realizar uma atividade primária, para a qual o foco maior da atenção é destinado, incorporada a uma segunda atividade executada ao mesmo tempo.

A realização de duas tarefas simultâneas é comum no cotidiano e representa uma capacidade vantajosa para o indivíduo, porém, é desejável que os idosos tornem-se mais cautelosos ou prudentes em situações desafiadoras, como andar em lugares mais movimentados utilizando o telefone celular, ou em pisos escorregadios ou desnivelados, ou ainda com bruscas mudanças de direção ao caminhar e carregar objetos.

  Dentre os fatores de risco de quedas em idosos considerados relevantes, ou seja, apontados na maioria dos estudos como “alto risco”, destacam-se: sexo feminino, declínio cognitivo, falta da atividade física, fraqueza muscular, distúrbios do equilíbrio corporal e marcha, além do comprometimento na capacidade de realizar as atividades do dia a dia.

Somente a informação, no entanto, não é suficiente, pois deve haver consonância com a transformação de atitudes e hábitos que precisam ter um significado para cada pessoa dentro do seu contexto de vida.

Neste sentido, com o slogan “Um passo de cada vez, não caia em armadilhas” a campanha de prevenção de quedas em pessoas idosas traz a falta de atenção como foco na realização demais de uma tarefa ao mesmo tempo.

Atividades comportamentais e de reflexão, bate-papos com especialistas e diversos exercícios físicos e cognitivos, entre outros, serão oferecidos nas programações das Unidades do Sesc como estratégias para prevenir quedas em pessoas idosas.

 

Programação:

Atividades Gratuitas

 

Vivência

tai chi chuan especial prevenindo quedas

Exercícios que incluem controle do equilíbrio, melhorando a estabilidade postural em situações  de modificação repentina, exercícios de propriocepção, coordenação, flexibilidade e força muscular, que ajudam na  prevenção do risco de quedas. Com a instrutora de atividades físicas Andreia Nunes.

Dias 27 e 29, terça e quinta, 14h. Sala de Expressão Corporal

 

Palestra

prevenção de quedas em idosos

O objetivo é estimular a reflexão preventiva e a adoção de novas posturas relacionadas ao tema. Com Débora Vianna, gerontóloga.

Dia 28, quarta, 14h. Teatro.

 

Intervenção

dolores sem dores

Dolores, uma senhora que com suas aventuras do cotidiano dribla as armadilhas que podem causar acidentes, quedas e problemas de saúde na terceira idade. Com Companhia das Cenas.

Dia 28, quarta, 13h. Foyer do Teatro.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil