Semana do aniversário de Araraquara terá especial na Rádio CBN

19.08.2019
Semana do aniversário de Araraquara terá especial na Rádio CBN

Conheça a história de vida e a obra de 22 grandes nomes que ajudaram na construção da cidade em que vivemos. Saiba mais através na Coluna Painel, publicada durante a semana na edição impressa do Jornal O Imparcial, parceria coma  Revista Cidade Araraquara

 

Série especial

Uma iniciativa conjunta da Rádio CBN e do Portal Cidade On viabilizou a produção de uma série especial de programas em homenagem aos 202 anos de Araraquara, comemorados na próxima quinta-feira, 22 de agosto. O programa tem a participação do jornalista e historiador Hamilton Mendes, articulista do jornal O Imparcial. Em conversa com Fernanda Manécolo e César Leite, jornalistas do Portal Cidade On Araraquara e Rádio CBN, respectivamente, Hamilton comenta detalhes da história de vida e da obra de alguns dos grandes nomes, entre mulheres e homens, que muito contribuíram na construção da Araraquara em que vivemos. Idealizado por Fernanda, o programa vai ao ar por todos os dias da semana no Giro CBN (das 14 às 16 horas).

 

Grandes nomes da história

Falando não apenas de realizações, mas também de momentos trágicos e marcantes da história local, a Série Especial de Aniversário da cidade produzida pela CBN e CidadeOn Araraquara foi dividida em cinco programas. O primeiro, levado ao ar nessa segunda-feira, fala sobre a história de Pedro José Neto, Rosendo e Manoel de Brito, Antônio Joaquim de Carvalho e Teodoro de Carvalho. Na terça-feira, o programa lembra Carlos Baptista Magalhães, Bento de Abreu, Plinio de Carvalho, Major Dario de Carvalho, José Maria Paixão e Francisco Vaz Filho; a quarta-feira terá história dos prefeitos Benedito de Oliveira, Roberto Massafera, Waldemar De Santi, Marcelo Barbieri, Edinho Silva, Romulo Lupo e Clodoaldo Medina; já na quinta-feira, 22 de agosto, dia e que Araraquara comemora 202 anos de fundação, serão lembrados Henrique Lupo, Edmundo Lupo e José cutrale. Encerrando a programação, a sexta-feira reservará passagens e histórias da Professora Clara Pechmann, do escritor, e imortal da Academia Brasileira de Letras, Ignácio de Loyola Brandão e, finalmente, do craque Oliverio Bazzani Filho, o Rabi, grande nome da Ferroviária de todos os tempos.

 

FACIRA e ACIA

Na próxima quarta-feira, 21, começa no Centro de Eventos de Araraquara a 1ª Feira Internacional de Negócios – FACIRA 2019, que na verdade é a 24ª edição da Feira Agro, Comercial e Industrial da Região de Araraquara. Marca pertencente a Associação comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), que criou o evento no já distante ano de 1990, a FACIRA é parte da cultura da cidade e atrais mais de 200 mil pessoas todos os anos. A ACIA cedeu (não em definitivo) a marca para a Prefeitura, e desde 2017 o Grupo Gens é a empresa responsável pela Feira de Negócios da FACIRA.

 

FACIRA e as parcerias

Em sua 3ª Edição, a Feira de Negócios/FACIRA 2019, conta com o apoio da ACIA, CIESP, SENAI, SEBRAE, UNESP e IFESP, além da Prefeitura de Araraquara. Além de parque de diversões, shows e ampla área de negócios, a Facira traz, este ano, estandes de empresas vindas de Portugal, fruto da parceria assinada entre Araraquara e a cidade de Torres Vedras. Os melhores vinhos e outros produtos tipicamente portugueses farão FACIRA 2019 um evento internacional. Confira tudo isso e as novidades das nossas empresas na Facira, o grande presente dos 202 anos de Araraquara.

 

FACIRA, ACIA e o novo momento do O Imparcial/Revista Cidade Araraquara

O Jornal O Imparcial, entrando agora em uma nova fase de sua já quase centenária história, também estará na FACIRA 2019. O jornal, parceiro da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA) e do Portal da Revista Cidade Araraquara(revistacidadeararaquara.com.br), estará no evento ao lado da ACIA, dando todo o suporte e cobertura jornalística ao parceiro, com direito a fotos e tomadas em vídeo para a futura TV O Imparcial/RevistaCidade Araraquara, que logo, logo estreará nas redes Sociais. Trata-se de um grande projeto de mídia que O Imparcial estará inaugurando em breve na cidade, unindo dois portais de notícias, duas Fanpages, duas páginas no Instagran e um Canal no Yuotube, que somados contam com mais de 35 mil seguidores em Araraquara e região. Tudo isso se somará ao jornal impresso e a TV Web, com grade de programação fixa e muitas atrações. O Novo O Imparcial está chegando, e você não perde por esperar! Venha com a gente!!!

 

Missão

O Imparcial se baseia no momento político, social e na legislação vigente para tecer seus comentários e construir suas matérias. Quando entrevistarmos alguém, estará nas páginas do jornal e em nossas redes sociais exatamente o que a pessoa falou, mais nada. Não estamos aqui para agradar ou desagradar alguém. Não fazemos política. Fazemos jornalismo. E é claro que essa postura pode desagradar alguém ou a alguns interesses. Sabemos, mas não pensamos nisso, porque o compromisso de um órgão de imprensa sério é com seu leitor, e é para cumprir essa missão que acordamos todos os dias e preparamos nossas pautas. A linha do Jornal Imparcial é plural, é nada mudará isso.

 

A caminho do PSC ?

Ainda não confirmadas oficialmente, informações colhidas pelo jornal O Imparcial dão conta de que o grupo alijado do poder na Executiva do PSL de Araraquara já estaria ajustando detalhes para desembarcar no PSC. De acordo com as fontes, a boa relação de um dos membros do grupo com os socialistas cristãos teria facilitado os contatos, e faltaria muito pouco para o acerto ser anunciado oficialmente.

 

Bons serviços

As Redes Sociais fizeram a revolução nas comunicações, mas, além disso, elas prestam um excepcional e relevante serviço à população: expor a verdadeira natureza de muita gente. Pessoas que ao mesmo tempo em que se apresentam como sendo da nova política, agem com a mesma truculência dos velhos coronéis. Gente que se utiliza de ofensas, de notícias fakes, distorcem fatos e demonstram profunda irritação por não serem nossos textos a expressão de suas vontades. Parece que Araraquara está recebendo em sua política mais do mesmo. Que pena!

 

Trens de passageiros

A tradição ferroviária do estado de São Paulo parece caminhar para um triunfante retorno a suas origens. Estado com maior densidade população populacional do País, São Paulo convive com rodovias registrando verdadeiros gargalos em horários de pico e feriados. E uma boa saída para resolver o problema poderia ser o retorno dos trens de passageiros, algo já considerado há tempos nas altas esferas.

 

Finalmente uma boa notícia

E a boa notícia é que os planos para retorno dos trens de passageiros já saíram do papel e estão em andamento. De forma tímida, é claro, mas já é alguma coisa. Notícias vinculadas pela grande imprensa revelam que o programa denominado Trem Intercidades, bem visto pelo setor ferroviário, também tem o apoio do governador João Dória. O Intercidades nasceu para atender a linha São Paulo-Americana, com 135 km de trilhos  e nove estações. As projeções calculam em 68 mil as pessoas atendidas por dia quando o sistema entrar em operação. A boa notícia é que o governo federal colocou essa linha na mesa de negociações com a com Rumo e parece que as coisas caminham bem.  Seria um primeiro passo.

 

Demanda

O programa, Intercidades, porém,  ainda é considerado peque para atender a demanda de outras regiões do estado. Araraquara, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, dentre outras cidades contam com grande demanda de passageiros para um eventual retorno aos tempos dessas composições. Nossa cidade, por sinal, conta com um dos maiores contornos ferroviários do País. É verdade que a adoção da nova política é algo ainda em período de gestação, e pode até demorar, mas que é uma boa notícia, é!

 

 

 

  

Revista Cidade

Publicidade