Saúde realiza testes rápidos para detectar HIV e sífilis

21.02.2020
Saúde realiza testes rápidos para detectar HIV e sífilis

Durante o Carnaval, campanha distribuirá panfletos temáticos e preservativos na Praça das Bandeiras e Avenida Bento de Abreu 

Profissionais de Saúde do Programa IST/Aids/CTA (órgão da Secretaria Municipal de Saúde) atuaram nesta quinta-feira (20) em frente ao Paço Municipal, no Centro de Araraquara, aplicando testes rápidos de HIV e sífilis.

Os testes foram realizados unidade móvel do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) ao mesmo tempo em que eram distribuídos panfletos informativos sobre o tema. 

Nesta sexta-feira (21), incluindo as hepatites B e C, os testes serão realizados na unidade móvel do Programa, instalada no Posto Pau Seco, às margens da Rodovia Washington Luís, em Araraquara.

Vale destacar que desde o início deste mês o Programa IST/Aids/CTA vem realizando esses testes rápidos gratuitos em vários pontos da cidade. 

Durante o Carnaval, no sábado (22), a equipe irá distribuir panfletos e preservativos na Praça das Bandeiras, ao lado do Bar do Zinho, das 14h às 20h, e na terça-feira (25), na Avenida Bento de Abreu.

Também vale ressaltar que qualquer pessoa acima de 12 anos de idade pode fazer os testes, que não exigem agendamento ou apresentação de documento. 

Em caso de teste com resultado reagente, a pessoa já será encaminhada para atendimento especializado.

No ano passado, Araraquara registrou 46 casos noticiados de HIV, contra 61 casos notificados em 2018. Em relação aos casos de sífilis, foram notificados 235 no ano passado e 190 casos em 2018.

De acordo com a gerente do Programa IST/Aids/CTA, Saliane Ribeiro, os testes realizados durante o ano todo nos postos municipais de saúde, além das campanhas de conscientização e as ações extras do próprio Centro de Testagem e Aconselhamento (como nessa quinta-feira) e da Atenção Básica de Saúde, têm contribuído para a diminuição dos casos notificados.

Revista Cidade

Publicidade