Saúde inicia nesta quarta (19) campanha de vacinação contra gripe

18.04.2017
Saúde inicia nesta quarta (19) campanha de vacinação contra gripe

Até 26 de maio, Vigilância Epidemiológica projeta aplicar 64,2 mil doses da vacina, via rede municipal e na unidade do Sesa

Por meio da Vigilância Epidemiológica, a Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta quarta-feira (19), em Araraquara, para trabalhadores da área da saúde e idosos a partir dos 60 anos, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, ou gripe, que vai até 26 de maio.

De acordo com a enfermeira da Vigilância, Mariana Cristina Câmara, nessa primeira etapa da campanha deverão ser aplicadas aproximadamente 37 mil doses da vacina, já que o município registra 29.650 idosos e 7.298 trabalhadores da saúde, dos setores público e privado.

A campanha será realizada por etapas e a cada semana entrará um novo grupo a ser vacinado: a partir de 24 de maio, crianças, gestantes e púrpuras; de 2 de maio, pessoas com doenças crônicas; e 8 de maio, professores. Vale destacar que a novidade da campanha em 2017 é que a partir de agora os professores das redes pública e privada também passam a fazer parte do público-alvo.

No total, Araraquara projeta aplicar 64.200 doses da vacina, nos postos de saúde da rede municipal e no Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30.  O ‘Dia D’ da campanha será no sábado, 13 de maio, dia em que a vacinação será realizada também em todo o País.

Público-alvo

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), além de idosos, trabalhadores da saúde e professores, o público-alvo da campanha engloba crianças de seis meses a menores de cinco anos (de quatro anos, 11 meses e 29 dias), povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional.

As pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar este ano até 90% da população considerada de risco para complicações por gripe.

 

Serviço:

Vacinação contra gripe em Araraquara

Datas em Araraquara: de 19 de abril a 26 de maio

Dia D: sábado, 13 de maio

Locais: Rede Municipal de Saúde e Sesa

Público-alvo inicial: trabalhadores da saúde pública e privada, e idosos acima de 60 anos

Revista Cidade

Publicidade

Brasil