Projeto Cidades das Cores chega a Araraquara

23.05.2018
Projeto Cidades das Cores chega a Araraquara

Iniciativa oferece oficinas gratuitas de graffiti; inscrições abrem nesta quarta-feira, dia 23 de maio

O projeto Cidades das Cores, desenvolvido pela ComTexto Cultural com patrocínio da Brasilux Tintas, abre, nesta quarta-feira (23) as inscrições para a etapa de Araraquara. Com vagas limitadas, as oficinas gratuitas de grafite com o artista Jota Aracê* serão divididas da seguinte forma: turma I, de 4 a 8 de junho, com aulas no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA), e turma II, de 11 a 15 de junho, com atividades no Lar Nossa Senhora das Mercês. 

O projeto é destinado a jovens de 12 a 18 anos. As inscrições podem ser feitas na sede da Casa da Cultura, das 8h às 17h. Para se inscrever, é necessário apresentar o RG e o CPF originais e, se for menor de idade, levar um responsável.

A iniciativa, que teve a primeira etapa já realizada em Matão, desenvolve aulas semanais por meio de atividades teóricas e práticas. A didática adotada por Aracê mescla aulas expositivas, videoaula e criação livre de cada aluno. Com exercícios em grupo, os participantes desenvolverão os primeiros trabalhos em telas, e, posteriormente aprenderão a desenvolver a técnica utilizando o spray.

 “Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados na primeira etapa e otimistas com o que há por vir. Em Matão, recebemos jovens de vários bairros, estudantes de escolas públicas e particulares, e um grupo especial de pessoas com deficiência auditiva”, afirma o artista e também idealizador do projeto.

 

Mural e exposição - Ao final das oficinas em Araraquara, Aracê e outros três artistas profissionais farão a confecção de um mural em local público a ser definido. A produção acontecerá no fim de semana de 16 e 17 de junho. Na sequência, haverá uma exposição na Casa da Cultura com os trabalhos produzidos pelos alunos.

Para Mirela Jabur, gerente de marketing da Brasilux Tintas, patrocinar um projeto desta natureza, além de projetar a imagem da organização, mostra a sua preocupação e contribuição para o desenvolvimento social. “Essa é uma das formas que a companhia encontrou para agradecer os moradores de Matão e Araraquara, onde está inserida, pelos 25 anos de trabalho", destaca.

O projeto é aprovado pelo Ministério da Cultura (Lei Rouanet), e conta com o apoio da Prefeitura de Araraquara por meio das Secretarias de Cultura e Educação.

 

Perfil do artista - Jota Aracê realizou oficinas em diversas escolas municipais e estaduais, na Fundação Casa e na Casa de Cultura de Araraquara (SP) e de Gavião Peixoto (SP). Além de workshops em coletivos culturais de Araraquara, São Carlos e Ribeirão Preto (SP). Em 2012 ministrou o curso de intervenção urbana no Senac Araraquara, com duração de 3 meses, direcionados para jovens em L.A (liberdade assistida). Atualmente, é professor de curso de Arte Urbana no Núcleo Luiz Antônio Martinez Corrêa (Casa da Cultura de Araraquara) e continua desenvolvendo oficinas para jovens.

 

Sobre a ComTexto Cultural - A ComTexto aliou sua experiência de 24 anos na área de Comunicação Corporativa ao seu expertise com eventos e ações de fomento à cultura e criou o seu braço cultural. A empresa trabalha na formatação, produção e gestão de projetos em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social, por meio do Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, entre outras leis de incentivo, como a do Esporte.

 

Sobre a Brasilux Tintas - A Brasilux Tintas foi fundada em 1993, na cidade de Matão/SP. Em poucos anos, tornou-se um dos maiores grupos industriais do mercado brasileiro de tintas, gerando uma série de patentes a partir de pesquisas e desenvolvimento de seus produtos.

Com foco na excelência de produtos e serviços e na entrega de bem-estar e proteção, a empresa desenvolve soluções de revestimentos para todo tipo de superfícies, com foco nos setores automotivo, moveleiro, agroindustrial e imobiliário.

Por meio dos mais sofisticados e rigorosos testes, a Brasilux Tintas conquistou o certificado de aprovação NBR ISO 9001:2008, o que atesta a conformidade da empresa no desenvolvimento de tintas, vernizes, catalisadores e   resinas.

(16) 3383-7000 – www.brasilux.com.br

Redes Sociais: brasiluxtintas

 

Serviço:

Inscrições: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Araraquara)

Endereço: Rua São Bento, 909, Centro

 

Turma I

Data: de 4 a 8 de junho

Horário: período da tarde

Local: Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) 

Rua Voluntários da Pátria (Rua 5), nº 2154

 

Turma II

Data: de 11 a 15 de junho

Horário: a ser definido

Local: Lar Nossa Senhora das Mercês

Avenida Dionísio Telarolli, 1.030, na continuação da Rua Maurício Galli, no Jardim São Rafael 2.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil