Procon orienta consumidor sobre compras de Natal

19.12.2016
Procon orienta consumidor sobre compras de Natal

Órgão municipal também realizou pesquisa comparativa de preços de produtos alimentícios que compõem a ceia natalina

O Natal está se aproximando e muitas lojas, para atrair a atenção dos consumidores, estão com as vitrines repletas de sugestões e promoções. Nesse contexto, os Procons de todo o país orientam os consumidores na hora da compra, que devem, especialmente, levar em conta a disponibilidade financeira.

“Planejar os gastos é essencial para fugir das tentações das novidades e não comprar nada que não seja realmente necessário”, alerta Mario Cesar Fernandes Frasson, do Procon de Araraquara.

Além disso, reforça Mario, no início do ano existem as despesas inevitáveis como IPTU, IPVA e, logo em seguida, de material escolar.

Escolhido o presente, é hora de pesquisar preços, pois estes variam entre os estabelecimentos. A pesquisa também deve ser feita se a opção do consumidor for comprar pela Internet.

“Sites que não disponibilizam telefone, endereço e CNPJ devem ser evitados. Deve-se também evitar efetuar compras em sites que tenham domínio fora do país (sem o “.com.br”)”, afirma o dirigente do Procon.

Como acontece com as demais compras efetuadas fora de estabelecimento comercial (catálogo, telefone, porta a porta, etc), nas compras pela Internet, o consumidor tem um prazo de sete dias após o recebimento da mercadoria ou da assinatura do contrato de serviço para desistir da contratação. Além disso, todos os valores pagos devem ser restituídos, inclusive o frete.

O Procon de Araraquara também alerta os lojistas que as informações sobre o preço à vista e a prazo, o número de parcelas, e ainda as taxas de juros mensal e anual, devem estar afixadas em local de fácil acesso de forma legível e clara.

Reclamações e orientações podem ser realizadas pessoalmente de segunda-feira a sexta-feira, das 12h15 às 17h, no Procon de Araraquara, localizado à rua São Bento, 840, Centro, andar térreo da Prefeitura Municipal.

Pesquisa

Também foi realizada em Araraquara uma pesquisa comparativa de preços de produtos que compõem a Ceia de Natal. Foram comparados os preços de 81 dos seguintes itens de diferentes marcas: azeites, bombons, carnes congeladas, cereal e farofas prontas, conservas, frutas em caldas e panetones.

A coleta dos preços foi realizada nos dias 30 de novembro e 2 de dezembro em quatro supermercados da cidade de Araraquara. A pesquisa completa está disponível no site da Prefeitura.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil