Procon de Araraquara lança programa para superendividados

29.06.2016
Procon de Araraquara lança programa para superendividados

O Procon de Araraquara lançou na tarde dessa terça-feira (28), o programa “Superendividado”. A iniciativa acontece em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio).

O objetivo é recuperar o crédito da pessoa física superendividada com orientações sobre finanças, renegociação das dívidas amigavelmente, e estabilizar o controle de gastos em acordo com o orçamento familiar, de modo a garantir a subsistência da família.

Podem participar do programa pessoas maiores de idade, capazes e com residência num dos 645 municípios do Estado de São Paulo. É necessário ter renda familiar mínima e boa-fé (avaliada de acordo com a veracidade das informações prestadas).

O objetivo é viabilizar uma forma de trazer novamente consumidores ao comércio local.

De acordo com agentes organizadores do evento o programa já existe em outros locais e possui índice de 90% de solução. 

Como funciona

O interessado em aderir ao PAS fará um cadastro no site da Fundação Procon SP (www.procon.sp.gov.br) ou no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br) com seus dados pessoais, socioeconômicos, informações financeiras, breve relato da situação e mapa dos credores.

Após a aprovação do cadastro pela Fundação Procon SP, o órgão local fará o contato com os credores e oferecerá a negociação preliminar. Na etapa seguinte, credor e consumidor firmarão o acordo para pagamento da dívida.

O PAS na capital, gerido pela Fundação Procon SP, aponta a maioria dos casos negociados com sucesso e redução de um quinto do valor devido com eliminação de multas e taxas indevidas.

Araraquara tem 226 mil habitantes; destes, 70 mil estão economicamente ativos e aproximadamente 20% se encontram inadimplentes, dos quais 3% (cerca de 500 pessoas) podem estar superendividados, segundo a Fundação Procon SP.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil