Poetizando a América do Sul em fotos e textos

30.08.2016
Poetizando a América do Sul em fotos e textos

Breno Rodrigues de Paula relata em livro sua viagem de Araraquara a Machu Pichu, no Peru; material participa de financiamento via Catarse

As paisagens, segredos e caminhos da América do Sul são extremamente peculiares, porém este charmoso espaço divide a opinião dos brasileiros. 

Para muitos, conhecer nossos vizinhos não parece uma boa pedida. Por outro lado, existe aquela parcela que reconhece e valoriza a rica cultura que nos cerca e simplesmente não abre mão de um giro com sotaque latino.

O professor araraquarense Breno Rodrigues de Paula faz parte deste segundo grupo. Assim, entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, ele resolveu cair na estrada e, por terra e água (nada de avião), viajou de Araraquara/SP a Machu Pichu, no Peru. 

Na bagagem, muita poesia, observações e diálogos, que agora estão condensados no livro “De Araraquara a Machu Pichu: Relatos de Viagem”. Finalizado, o material aguarda sua impressão e, claro, a data oficial de seu lançamento.

Para tal, De Paula participa de um financiamento coletivo (“vaquinha virtual”) no site do Catarse (www.catarse.me/araraquaramachupichu), no qual os simpatizantes podem contribuir até 31 de agosto em troca de “recompensas” como o livro físico, fotos, bate-papos e outros kits.

“Apoiar a publicação de livros independentes ajuda a construir um novo modelo de mercado editorial, mais horizontal e colaborativo. Para lançar um livro com autonomia, conto com a sua colaboração”, reveça De Paula em conversa com a Revista Cidade.

Recheio
Com 130 páginas, “De Araraquara a Machu Pichu: Relatos de Viagem” relata memórias, impressões e relatos de uma viagem pelas “veias abertas” do Brasil, Bolívia e Peru. Foram 25 dias de viagem de ônibus, trem, van e barco pela rota clássica do interior paulista até a antiga cidade sagrada dos Incas.

“Viajei sozinho, com apenas uma mochila, uma máquina fotográfica e um caderno de anotações, no qual escrevi impressões, devaneios, um poema e relatos de viagem. Como resultado, colhi impressões de pessoas, lugares, situações que exponho no livro por meio de textos e fotografias”, diz de Paula. O autor também pontua que a obra é uma possibilidade de transmitir visões sobre uma viagem física, espiritual e cultural por países da América Latina. 

“O contato com a terra, as cidades, a cultura, a comida e os moradores do continente cria uma sensação de se fazer parte de algo maior, de compartilhar, reconhecer a nossa história comum, realçando o sentimento latino-americano”, finaliza.

Perfil
Breno Rodrigues de Paula tem 33 anos. É professor de literatura, gramática e redação, produtor cultural, crítico de cinema. Também é cronista no jornal Tribuna Araraquara e no site Travessa Cinematográfica.

Texto: Matheus Vieira
Fotos: divulgação

Revista Cidade

Publicidade

Brasil