PAT busca vagas para recolocar trabalhadores no mercado

22.03.2018
PAT busca vagas para recolocar trabalhadores no mercado

Em tempos de crise econômica como a atual, a busca por vagas no mercado de trabalho é constante, inclusive por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT Araraquara.

Com a missão de inserir o trabalhador no mercado de trabalho, o PAT possui três formas de atuação: 1ª, na intermediação entre a oferta e a procura no mercado de trabalho; 2ª, na emissão de carteiras profissionais; e 3ª, no encaminhamento do seguro-desemprego.

As vagas de emprego surgem a partir da iniciativa das próprias empresas. O Posto de Atendimento ao Trabalhador possui um cadastro das empresas e periodicamente envia e-mails a elas, disponibilizando seus serviços, com um modelo em anexo, para que as vagas sejam oferecidas.

Quando a empresa oferece uma vaga de emprego, definindo o perfil profissional desejado, os candidatos devem ir ao PAT, munidos da carteira de trabalho, quando houver, e de seu currículo. Se o currículo estiver compatível com a exigência da empresa, será feito ou atualizado o cadastro e emitida uma carta de encaminhamento para o candidato participar do processo seletivo 

  

Caminhos

Uma das formas mais práticas para saber se há ofertas de vagas na cidade é a utilização do Facebook PAT Araraquara, que atua em tempo real, a partir das 7h15, durante o dia todo. Segundo Reynaldo Sorbille, coordenador executivo do Trabalho e de Economia Solidária, o PAT anuncia a vaga e o número de candidatos solicitados pela empresa contratante.

Para quem preferir ir diretamente ao PAT, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 12h45, na Rua Ivo Magnani, 200, próximo à Arena da Fonte e Ginásio de Esportes Castelo Branco,  Gigantão.

 

Oficinas

Outro serviço oferecido pelo PAT: a reedição este ano do programa Pró-Ação, realizado em 2017, em parceria com outras instituições da cidade como Uniara Qualifica e Cebrac.

A partir de abril, será oferecido um ciclo de quatro oficinas nos CRAS, órgãos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Durante as oficinas, além de oferecer dicas de como se portar na elaboração de currículos e numa entrevista sobre emprego, também serão apresentados elementos sobre secretariado e abertura de empresas. “Tudo isso visa enriquecer o currículo das pessoas que participam dos cursos”, explica Sorbille.

 

Curso de eletricista

Até o próximo dia 27 de março, interessados em fazer o curso gratuito de eletricista, aberto pela CPFL, podem se inscrever no PAT Araraquara. São 12 vagas no total e o curso será ministrado  em Ribeirão Preto, com os custos de hospedagem e alimentação bancados pela própria CPFL.

  

 

 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil