Parceria do município com Santas Casas viabiliza mutirão de consultas médicas

18.01.2018
Parceria do município com Santas Casas viabiliza mutirão de consultas médicas

A Prefeitura de Araraquara, em parceria com as Santas Casas de São Paulo e de Araraquara, realiza entre os dias 25 e 30 de janeiro a 14ª edição do Peca (Programa Expedições Científicas e Assistenciais), levando atendimento médico gratuito a toda população. A expectativa é atender cerca de 500 pessoas durante o mutirão.

Mais de 300 profissionais, entre médicos, residentes e alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, realizarão consultas gratuitas nas mais diversas especialidades na Escola Estadual Professora Maria Isabel Rodrigues Orso, no Selmi Dei, das 8h às 17h.

Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada, com distribuição de senha, nas áreas de clínica médica, urologia, ortopedia, otorrinolaringologia, ginecologia e pediatria, entre outras especialidades, incluindo nutrição e fonoaudiologia. O mutirão contará ainda com palestras e ações preventivas na área da Saúde.

Também serão oferecidas consultas especializadas e atividades no NGA 3 (Núcleo de Gestão Assistencial), no Centro Especializado em Reabilitação (CER) e na Umed (Unidade Médica de Diagnóstico).

Por meio da ação, serão realizadas ainda 30 cirurgias eletivas de hernioplastia (para corrigir hérnias) e de colecistectomia (retirada da vesícula biliar) na Santa Casa de Araraquara.

Após o mutirão, os alunos participantes irão elaborar um relatório técnico que será enviado para a Secretaria Municipal de Saúde, contendo os principais problemas diagnosticados durante a ação. Dessa forma, os estudantes realizam uma atividade de extensão e de ensino, aplicam os conhecimentos e auxiliam a população de Araraquara.

Para a secretária de Saúde, Eliana Honain, trata-se de uma ação extremamente importante já que colabora com a resolução de uma demanda reprimida, atendendo a população de forma adequada, bem como prepara profissionais para o Sistema Único de Saúde. “A Universidade, além do papel que ela tem de pesquisa e de ensino, ela também tem que ter sua contribuição para a comunidade. Ações como essa ajudam a sensibilizar os alunos já para o conhecimento da realidade do Sistema Único de Saúde. Isso é fundamental na formação dos profissionais”, destaca.

A 14ª edição do Peca tem o patrocínio da Fundação Itaú Social e Hospital Samaritano, contando também com o apoio de Astus Medical, Colgate e Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

O programa é realizado desde 2005 pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e tem como objetivo promover a saúde por meio de atendimentos médicos gratuitos em várias cidades de São Paulo, envolvendo professores, estudantes e profissionais de diversas especialidades, além de proporcionar o aprendizado na prática aos alunos da instituição.

 

 

Primeiro mutirão

 

O primeiro grande mutirão de consultadas médicas em Araraquara aconteceu em novembro do ano passado e contemplou cerca de 700 pessoas. A ação aconteceu em parceria com a ONG Jornada da Saúde e com a Associação de Amigos e Ex-alunos da Faculdade de Medicina de Santo Amaro.

Na ocasião, 100 voluntários realizaram consultas básicas no CMS (Centro Municipal de Saúde) Dr. Herculano Graeff, no Selmi Dei IV, consultas especializadas no NGA, ultrassonografias na Umed e cirurgias de hérnia na Santa Casa.

 

 

Serviço:

Peca - Programa Expedições Científicas e Assistenciais das Faculdades de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Atendimento ao público: de 25 a 30 de janeiro, das 8h às 17h

Local: Escola Estadual Professora Maria Isabel Rodrigues Orso, localizada na Rua Dr. José Logatti, nº 909, no Selmi Dei

 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil