Oscilando entre 41 e 53% de adesão, quarentena em Araraquara segue abaixo da média recomendada

17.04.2020
Oscilando entre 41 e 53% de adesão, quarentena em Araraquara segue abaixo da média recomendada

Segundo dados divulgados pelo Governo do Estado, o índice de isolamento social em Araraquara está abaixo da média estadual (50%) e bem aquém do número desejado pelas autoridades sanitárias.

Na última quarta-feira (15), por exemplo, o índice de Araraquara foi de 45%. Ou seja, em cada 100 pessoas, 45 permaneceram em suas residências e 55 saíram de casa. O ideal é que 70% das pessoas fiquem em casa e somente 30% saiam, como profissionais de Saúde e de serviços essenciais que não podem parar o funcionamento.

Autoridades de Saúde recomendam que 70% das pessoas fiquem em casa para reduzir a transmissão da Covid-19, mas segundo o levantamento realizado, a média do Estado de São Paulo de isolamento ficou em 50%.

Sem vacina e sem um medicamento ainda comprovado contra a Covid-19, causada pelo novo coronavírus, o isolamento social é a única forma apontada pelas autoridades de saúde para conter o avanço da doença e permitir que o sistema de saúde consiga ter leitos de UTI e de enfermaria suficientes para socorrer todos os pacientes que precisarem de atendimento.

Segundo a secretária de Saúde, Eliana Honain, o Comitê de Contingência do Coronavírus está atento a esses índices e reforça a necessidade de a população ficar em casa. "O comitê continua preocupado com o grande fluxo de pessoas circulando pelas ruas da cidade, mesmo com a determinação de quarentena no município, e reitera a importância do isolamento social como medida eficaz de contenção e enfrentamento da pandemia", afirmou Eliana.

O comitê apoia as medidas de restrição de pessoas, principalmente das pessoas que fazem parte do grupo de risco do Covid-19, como os idosos, que são o grupo de maior letalidade da doença.

Por isso, houve a suspensão do passe gratuito no transporte público para todos com mais de 65 anos. O Município tem uma estrutura montada para atender todas as necessidades desse público acima de 65 anos, além do atendimento médico em residência. É só ligar para o 0800-771-7723.

 

Sobre o sistema
O isolamento é monitorado pelo Governo do Estado por meio do SIMI (Sistema de Monitoramento Inteligente). A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de quarentena. Os dados de 104 cidades podem ser acessados em https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento.

O SIMI é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas e de forma anônima, respeitando a privacidade de cada usuário.

 

Situação da Covid-19
Araraquara registra nesta quinta-feira, dia 16 de abril, 114 casos notificados como suspeitos. Desses, 42 foram confirmados, 54 descartados e 18 aguardam resultado de exame.

Dos 114 casos notificados, 75 pessoas foram internadas. Dessas,  48 já receberam alta e 18 permanecem internadas.  Em relação aos 3 novos casos confirmados nesta sexta-feira, eles se referem a pacientes que têm 33, 41 e 54 anos, que se encontram em estado geral bom, respondendo bem ao tratamento, em casa. Um deles é profissional da área da saúde. Os outros dois passaram por atendimento na UPA.

Nesta sexta-feira, uma idosa de 77 anos, com comorbidades, veio a óbito e o caso está sendo investigado. Dessa forma, em Araraquara, até o momento, foram confirmados 2 óbitos por Coronavírus e 2 casos aguardam resultados de exames.

Todos os suspeitos, confirmados e comunicantes são monitorados pela Secretaria da Saúde para que cumpram corretamente a quarentena.
 

Revista Cidade

Publicidade