Novo Portal da Prefeitura é trilíngue e amplia acesso à informação

19.02.2019
Novo Portal da Prefeitura é trilíngue e amplia acesso à informação

No ar desde a última quarta-feira (13) a novo site da Prefeitura de Araraquara foi criado para facilitar as relações entre o governo municipal e a população.

De acordo com a coordenadora municipal de TI (Tecnologia da Informação), Juliana Zoch, as novidades são acessibilidade, transparência e o estreitamento da relação entre a Prefeitura e o cidadão.

E para tanto, o Portal tem um campo de acessibilidade que traz a linguagem de sinais e o contraste de telas para deficientes visuais, além da outra ferramenta muito importante, a de acesso à informação.

Juliana destaca ainda que há uma grande diferença entre a atual ferramenta e a antiga, já que uma coisa é o Portal da Transparência, em que o governo municipal tem que informar ao cidadão dados sobre receitas e despesas, entre outras informações, e a outra é quando o cidadão procura saber algo que diga respeito à sua empresa, por exemplo, explicando que no novo Portal, uma comissão irá analisar e caso a informação não esteja protegida legalmente por sigilo ela será disponibilizada ao interessado.

Outra novidade é o link sobre busca inteligente, em que o internauta poderá encontrar as informações ou imagens que procura - como notícias, fotos ou gráficos.

Mais um ponto importante: o Portal é trilingue, ou seja, vem com seus conteúdos fixos disponibilizado em Português, Inglês e Espanhol

Juliana Zoch explicou com mais detalhes a criação do Portal da Transparência: a novidade agora é que quase 80% dessas informações já estão disponibilizadas em tempo real no link da transparência.

“Quando uma informação estiver concluída e já constar no Banco de Dados da Prefeitura, também estará em tempo real”.

O internauta que tiver dúvidas, inclusive o servidor municipal, pode entrar em contato com a Prefeitura, por meio de qualquer veículo disponível no próprio Portal, como Facebook, telefone, etc.

“Entre em cada Secretaria, procure todas as informações e participe, perguntando ou enviando sugestões, porque tudo isso vai ajudar a Prefeitura a estreitar cada vez mais a relação entre o governo e o cidadão, base principal do novo Portal”, finalizou Juliana.

 

Revista Cidade

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