MMDC Araraquara realiza último evento do ano na Câmara Municipal

30.11.2017
MMDC Araraquara realiza último evento do ano na Câmara Municipal

Núcleo comemora um ano de existência com um grande evento. Jornal O Imparcial será homenageado na ocasião com a medalha Pedro de Toledo 

 

O 56º Núcleo do MMDC do estado, sediado em Araraquara, comemora um ano de existência realizando nesta quinta-feira, 30, a terceira e última solenidade oficial da entidade no ano. 

Durante o evento, o Núcleo homenageará alguns estudantes de escolas estaduais que tiveram emérita participação em Concurso de redação realizado pela entidade, cujo tema foi a participação de Araraquara na Revolução de 32. Personalidades, autoridades e dirigentes de ensino também foram lembrados (vide abaixo).

Criado oficialmente na cidade no dia 29 de novembro de 2016 em evento que contou com a presença do presidente estadual do MMDC, Cel. Ventura, o Núcleo nasceu a partir da iniciativa de oficiais e praças do 13º Batalhão da Polícia Militar de Araraquara. 

Denominado "Heróis de Araraquara", o MMDC local tem como principal objetivo homenagear e perpetuar a memória dos araraquarenses que lutaram em campos de batalha pela constitucionalização do País na Revolução de 1932, quando o estado de São Paulo se levantou em armas para enfrentar a ditadura de Getúlio Vargas.

Com três datas oficiais no ano; 23 de maio (dia em que foram assassinados  a tiros na capital os manifestantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo - que depois emprestaram seus nomes a sigla que criou o MMDC) -; 9 de julho (dia em que se deflafrou o Movimento Revolucionário) e 3 de outubro, data marcada pelo fim das hostilidades, o MMDC se reúne em cada uma dessas ocasiões realizando eventos e comemorações em todo o estado pela perpetuação da memória do movimento.

Em Araraquara, o primeiro cerimônia oficial do Núcleo aconteceu no 23 de maio, em concorrido evento que reuniu autoridades, militares e civís na sede do 13º Batalhão da Polícia Militar. 

Logo depois, no 9 de julho, o grande evento do ano até aqui, quando perto de 200 pessoas prestigiaram a comemoração realizada diante do Monumento ao Soldado Constitucionalista, localizada na Avenida Bento de Abreu. O monumento já foi um mausoléu, permaneceu por quase 40 anos no cemitério São Bento e acomodou em seu interior os despojos dos araraquarenses mortos em batalha durante o processo revolucionário de 32.

Importante ressaltar que o evento desta quinta-feira será transmitido ao vivo pela TV Câmara, no Canal 17 da Net TV.

 

Homenagem ao O Imparcial

Dirigido pelo presidente do MMDC local, Tenente-coronel Adalberto José Ferreira, o evento realizado nesta quinta-feira na Câmara Municipal homenageará com a entrega da Medalha Pedro de Toledo (Governador do Estado de São Paulo durante a Revolução de 32) a autoridades e personalidades locais que prestam relevantes serviços à sociedade. 

Entre os homenageados estará o jornalista José de Arruda Corrêa da Silva, que receberá a medalha como diretor do jornal O Imparcial, um dos principais órgãos de imprensa do País na atualidade e importante ferramenta de divulgação do processo revolucionário durante os acontecimentos de 1932.

Administrado na época pelo seu fundador, o jornalista Antônio Corrêa da Silva, avô de José, o jornal cobriu com grande precisão jornalística os eventos que envolveram a participação de Araraquara e dos araraquaenses no conflito, preservando a memória do período e permitindo que as gerações seguintes pudessem resgatar em detalhes um dos capítulos mais ricos da história brasileira.

Mais tarde dirigido pelo jornalista Paulo A. C. Silva, pai de José, O Imparcial teve ainda sob sua batuta a também jornalista  Cecília Corrêa da Silva, esposa de Paulo e mãe de José. A homenagem ao O Imparcial, portanto, faz jus a história e a dedicação do matutino através dos tempos, que nos seus quase 90 anos de existência não abriu mão dessa prerrogativa, nem mesmo naqueles períodos onde as armas falaram mais alto que os homens.

 

Serviço:

Evento Núcleo MMDC Araraquara   

Local: Câmara Municipal

Horário: 15 hs

Revista Cidade

Publicidade

Brasil