Justiça Eleitoral realiza último plantão na biometria no fim de semana

13.12.2019
Justiça Eleitoral realiza último plantão na biometria no fim de semana

Os eleitores de Araraquara que ainda não fizeram o cadastramento biométrico podem aproveitar o plantão da Justiça Eleitoral deste fim de semana, o último antes do prazo final, em 19 de dezembro. O atendimento será feito no sábado (14) e no domingo (15), nos dois cartórios eleitorais - do Centro e da Vila Xavier -, das 8h às 14, e no sábado, no Shopping Jaraguá, das 10h às 16h.

Além disso, de segunda a sexta-feira, os cartórios eleitorais estarão atendendo em horário especial, das 9h às 19h, até o próximo dia 19.

Para se cadastrar, é necessário apresentar documento com foto e comprovante de endereço atualizado. Durante o plantão, também pode ser feita a transferência do título de eleitor de outra cidade para Araraquara, mudança do local de votação e emissão do primeiro título eleitoral.

O cadastro da biometria é obrigatório para os eleitores de Araraquara. O eleitor que não o fizer terá o título de eleitor cancelado e não poderá votar nas eleições de 2020. Com o título cancelado, não é possível também obter passaporte ou empréstimo em banco público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino ou abrir empresa. Além disso, o eleitor pode ter o CPF bloqueado e deixar de receber benefícios sociais.

Na semana passada, em visita ao prefeito Edinho, na Prefeitura Municipal, o Juiz Eleitoral, Dr. João Baptista Galhardo Júnior, informou que Araraquara bateu a meta de cadastros biométricos. A Justiça Eleitoral de Araraquara tinha meta de cadastrar pelo menos 70% dos eleitores até o próximo dia 19, quando o prazo termina. Na sexta-feira passada, dia 6, a cidade havia superado 80% dos eleitores com a biometria cadastrada.

Nos últimos meses, postos da Justiça Eleitoral permaneceram instalados no Paço Municipal e também no programa "Prefeitura nos Bairros" realizando o cadastro biométrico dos eleitores.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em dados atualizados em novembro, Araraquara possui 174.502 eleitores.

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, que são armazenadas no banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas.

Revista Cidade

Publicidade