Inscrições em CERs para 2019 estão abertas e seguem até 31 de outubro

01.10.2018
Inscrições em CERs para 2019 estão abertas e seguem até 31 de outubro

A partir desta segunda-feira (1º de outubro) e até o dia 31 de outubro, pais ou responsáveis legais devem procurar uma unidade de CER (Centro de Educação e Recreação) mais próximo de sua residência, em Araraquara.

Durante todo o mês, estará aberto o período de inscrições para crianças de 0 a 5 anos de idade. Neste mesmo período, também será realizada a renovação de matrícula para  as crianças que já frequentam os CERs.

Segundo a gerente de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, Muriane de Assis, embora a inscrição não seja uma garantia de vaga antecipada, ela é importante por ser uma etapa de consulta pública sobre a demanda do setor. Muriane explicou que a partir da demanda, a Secretaria Municipal de Educação organiza a forma de atendimento para 2019.

“Como exemplo, é feita a reorganização da rede física, que significa deslocamento de uma criança de um CER para outro mais próximo da residência (da criança), caso haja excedentes, além de eventuais novas contratações de funcionários, entre outras questões”.

Para inscrever, as mães ou responsáveis devem procurar pelos CERs de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 e 16h, munidas com cópias do registro de nascimento da criança e endereço residencial atualizado, com CEP.

Também é preciso apresentar a declaração da situação vacinal, emitida por uma unidade de Saúde, além de comprovante de emprego da mãe ou responsável, para caso de necessidade de solicitação de vaga em CER com tempo integral, ou berçário 1, que atende crianças de 0 a 18 meses.

 

Definições

“Para berçário 1, devido a especificidade do atendimento, são oferecidas vagas parciais, no período de manhã e/ou tarde, ou integrais. O critério de prioridade é para mãe ou responsável que exerce atividade remunerada, para mãe adolescente estudante ou para famílias em condição de vulnerabilidade”, destacou Muriane.

Muriane acrescentou que a matrícula definitiva será feita somente entre os dias 28 e 30 de janeiro, quando as famílias retornam à unidade para verificar se a criança foi classificada para efetivação.

“Por isso é importante a inscrição agora em outubro, pois sem ela tudo fica mais complicado já que trabalhamos com a capacidade total de atendimento de cada unidade de CER”, enfatizou.

Vale destacar que gestantes também precisam procurar pelas unidades educacionais mais próximas, de 1º a 31 de outubro, para fazer a pré-inscrição do futuro bebê. “A inscrição definitiva neste caso, somente é feita com a certidão de nascimento da criança”.

Também este período (1º a 31 de outubro) é o de pedido de transferência de unidade para quem mudou de bairro. Neste caso, é preciso levar a declaração da escola atual e um comprovante do novo endereço na escola pretendida para 2019.

 

Ampliação

Para garantir transparência e publicidade às informações, a Gerência de Educação Infantil informou que a relação de crianças que aguardam por vaga nos CER está disponível no site da Prefeitura.

A relação é maior principalmente na região Norte da cidade, onde existe hoje uma concentração populacional bastante expressiva. “Mas existe grande expectativa da solução desta questão pela construção de quatro novas unidades educacionais”, ressaltou. 

 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil