Idealizadores de novos abrigos para pontos de ônibus são premiados

20.02.2020
Idealizadores de novos abrigos para pontos de ônibus são premiados

Iniciativa da Prefeitura tem objetivo de trocar os abrigos em frente à Casa da Cultura, que não seguem determinação exigida para locais tombados pelo patrimônio histórico

Em cerimônia na Prefeitura, nesta quarta-feira (19), a Prefeitura premiou os vencedores do concurso de melhor projeto arquitetônico para os abrigos de passageiros de transporte público localizados na Praça Santos Dumont, em frente à Casa da Cultura "Luís Antonio Martinez Corrêa", no Centro de Araraquara.

Felipe Vitor Batista dos Santos e Alexandre Vergara ficaram em primeiro lugar, com prêmio de R$ 5 mil. Já Ricardo Luiz Alfieri ficou com a segunda posição e recebeu R$ 2,5 mil.
O objetivo do concurso é trocar os abrigos que foram instalados em frente à Casa da Cultura, que é tombada desde 1998 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Os abrigos atuais não respeitam as determinações de bens tombados pelo Estado e precisam ser substituídos.

Foram aceitas inscrições de arquitetos e urbanistas e/ou empresas de arquitetura e urbanismo com registro ativo junto ao CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), ou equipes com pelo menos um arquiteto urbanista com registro ativo.

A previsão da Controladoria do Transporte de Araraquara é que os novos abrigos para o ponto de ônibus sejam instalados em breve. Inclusive, o projeto vencedor poderá ser implantado em outros locais na cidade e ser validado como projeto padrão para abrigo de passageiros.

"Esse é um gesto de carinho dos arquitetos para a cidade, já que a premiação é simbólica e bem abaixo do valor real dos trabalhos apresentados. Agradeço muito a eles pela participação e parabenizo pela conquista. São projetos bonitos, criativos e funcionais, o que é mais importante", afirmou Edinho.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Edio Lopes (PT) parabenizou os vencedores e a Prefeitura. "O prefeito poderia simplesmente pedir para algum arquiteto fazer o projeto, mas a escolha foi dessa forma democrática. Esses pontos de ônibus serão referência", disse.

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Poleto, elogiou os vencedores e relatou a dificuldade dos trabalhos. "Era necessário ter muito cuidado com a paisagem para manter as características do entorno. É um projeto aparentemente simples, mas que também é complexo", explicou.

Nilson Carneiro, diretor-presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara, afirmou que os projetos apresentados foram de ótima qualidade. "Parabéns aos premiados. A Prefeitura agora fica com o direito de utilização dos projetos e temos a ideia de expandir, espalhar novos abrigos em outros locais", afirmou.

Também estiveram no evento o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; os vereadores Paulo Landim (PT) e Elias Chediek (MDB); a coordenadora de Acervos e Patrimônio Histórico, Danielle Aquino; Matheus Bianchini, representando o Consórcio Araraquara de Transportes (CAT); entre outras autoridades.

Revista Cidade

Publicidade