Gota de Leite terá Casa da Gestante, programa que mantêm a mãe próxima do filho internado

18.01.2016
Gota de Leite terá Casa da Gestante, programa que mantêm a mãe próxima do filho internado

A Maternidade Gota de Leite vai ganhar dentro de pouco tempo a Casa da Gestante, programa criado para acomodar as mães cujos bebês necessitem de internação por mais de três dias. A intenção do programa é garantir a presença materna próxima ao filho para acompanhar sua evolução clínica, manter o aleitamento materno e, consequentemente, o vínculo afetivo, justamente no momento em que a criança precisa de atenção médica.

A Casa da Gestante funcionará no antigo, e histórico prédio da Gota de Leite, atual sede da FunGota, na esquina da Avenida Duque de Caxias.

As obras de reforma foram intensificadas, e enquanto o térreo passa por adaptações das redes elétrica e hidráulica para receber o setor administrativo da Maternidade, o 1º andar receberá seis quartos, quatro banheiros, um posto de enfermagem, copa, expurgo e depósito. A previsão oficial é que as obras demorem cerca de três meses.

A Casa da Gestante terá capacidade para 15 leitos e abrigará também mulheres na fase de latência do trabalho de parto que residem distante ou fora de Araraquara.

A assistência que será oferecida a essas mulheres na Casa da Gestante tem como referência os princípios da humanização preconizado pelo Ministério da Saúde, oferecendo condições de permanência, alimentação e acompanhamento pela equipe composta por enfermeiras, médicos e técnicos em enfermagem, podendo, ainda, contar com o apoio da psicologia, serviço social e nutricionista, que também integram a equipe multiprofissional.

A Casa da Gestante integra umas das diretrizes da Rede Cegonha, que é uma estratégia do Ministério da Saúde para implementar uma rede de cuidados a fim de assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil