Farmácia Central será inaugurada sábado, 27

24.01.2018
Farmácia Central será inaugurada sábado, 27

A Secretaria Municipal de Saúde inaugura oficialmente neste sábado (27), às 10h, a Farmácia Central “Dra. Clara Pechmann Mendonça”. Localizado na Rua Gonçalves Dias, nº 468, no Centro, o espaço vai facilitar o acesso da população aos medicamentos distribuídos pela rede de saúde do município.

De acordo com a coordenadora executiva de gestão da Secretaria de Saúde, Élide Inforsato, a farmácia tem por objetivo ser um ponto estratégico de distribuição gratuita de medicamentos voltados para a neurologia, psiquiatria e atenção básica à saúde.

O local funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e disponibilizará 142 tipos de medicamentos para os usuários da rede municipal de saúde, insumos para pacientes do programa de combate ao tabagismo e insulinodependentes, além de preservativos.

A coordenadora da Secretaria de Saúde conta que o novo espaço, que antes abrigava a Farmácia de Neurologia e Psiquiatria, oferecerá mais comodidade à população. “Como se trata de uma unidade localizada no centro da cidade, o acesso ao serviço é mais democrático, uma vez que todas as linhas de ônibus passam pela região. Além disso, será a única unidade da rede que funcionará exclusivamente como farmácia, com todo seu espaço interno adaptado de acordo com as normas”, diz.

Élide ressalta ainda que a distribuição de medicamentos nas unidades básicas de saúde continuará sendo feito normalmente aos pacientes.

 

Clara Pechmann Mendonça

Clara era Professora Emérita da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara, responsável pela implantação do Laboratório de Análises Clínicas e do Hemonúcleo.

Foi secretária de Saúde do município de janeiro de 2001 a janeiro de 2001. Pioneira na defesa dos portadores do vírus HIV, fundou o Gaspa (Grupo de Apoio e Solidariedade ao Portador de HIV de Araraquara).

Dedicou sua carreira à formação de profissionais e à pesquisa acadêmica, sem deixar de prestar assistência humanizada à população, pautando-se na defesa dos marginalizados e das pessoas mais necessitadas. Clara faleceu aos 92 anos, no dia 23 de agosto de 2017.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil