Evento no Paço Municipal faz testes rápidos de HIV e sífilis na sexta (29)

27.11.2019
Evento no Paço Municipal faz testes rápidos de HIV e sífilis na sexta (29)

Ação integra a programação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a partir das 9h, em frente à Prefeitura; além dos testes, haverá orientação e conscientização 

Um evento nesta sexta-feira (29) irá marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, no Paço Municipal, das 9h às 15h30. A realização é da Prefeitura, por meio do Programa IST/AIDS/CTA, em parceria com ONGs e instituições.

A programação inclui orientações sobre ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), entrega de panfletos informativos e testes rápidos de HIV e sífilis na unidade móvel do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento).

Qualquer pessoa acima de 12 anos de idade pode fazer os testes, que são gratuitos e não exigem agendamento ou apresentação de documento. É só passar em frente à Prefeitura e procurar o veículo do CTA. Os resultados saem em até 15 minutos. Em caso de teste com resultado reagente, a pessoa já será encaminhada para atendimento especializado.

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids ocorre anualmente no dia 1º de dezembro, mas neste ano, como irá cair no domingo, o evento foi antecipado em Araraquara para a sexta-feira.

"A gente lembra que a Aids não tem cura, mas tem tratamento. E a sífilis tem tratamento e cura. Os casos cresceram no mundo inteiro, nos últimos anos, e a prevenção ainda é o maior remédio", afirma a gerente do Programa IST/AIDS/CTA, Saliane Ribeiro.

Em Araraquara foram registrados 340 casos de sífilis em 2018 e 190 casos em 2019, até o momento, com prevalência em pessoas entre 13 e 29 anos.

No ano passado, o município teve 61 casos de HIV e 27 casos de Aids, com três mortes. Já neste ano são 49 casos de HIV até o momento, 26 pacientes com Aids e duas mortes. Entre crianças e adultos, o município atende cerca de 1.100 pessoas no programa IST/Aids.

 

CTA

O Centro de Testagem e Aconselhamento atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h, na Rua Expedicionários do Brasil (Rua 8), nº 1435, no Centro de Araraquara. Na sede do CTA, além de HIV e sífilis, também são realizados testes de hepatite.

Mais informações pelos telefones (16) 3333-6700 e (16) 3337-2391.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil