Especial de Aniversário 202 anos de Araraquara - 8ª parte (Nasce a ACIA Araraquara)

22.08.2019
Especial de Aniversário 202 anos de Araraquara - 8ª parte (Nasce a ACIA Araraquara)

Por Hamilton Mendes

 

Nasce a ACIA

No ano de 1934 um grupo de abnegados empresários da cidade se une e cria a Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA) com o intuito de fomentar o comércio e a indústria locais. A ACIA é um caso a parte: no ano de 1941, por sugestão de Romulo Lupo, os empresários se cotizam e compram o sobrado onde hoje funciona a sede da entidade, tornando-se uma das primeiras associações do estado a adquirirem sede própria. No mesmo ano é marcado pelo início das atividades do Núcleo do Ensino Profissional para Ferroviários da EFA e pelas eleições para a assembleia constituinte.

 

Sede Social do Clube é inaugurado

No ano de 1935 o Clube Araraquarense inaugura sua sede ao lado do Teatro Municipal. No mesmo ano de 1935 é fundado o Núcleo Integralista de Araraquara. Em 1936, por iniciativa de Bento de Abreu, é fundada a Escola de Belas Artes da cidade. Um ano depois Getúlio Vargas denuncia um plano comunista para derrubar o governo no país e instala a ditadura no iniciando o Estado Novo. Interventores são nomeados para os estados e municípios, e as Câmaras são novamente fechadas. No ano de 1939 é fundado o 1º Aeroclube de Araraquara e explode a 2º Guerra Mundial na Europa.

 

Araraquara na guerra

O início dos anos 40 é marcado na cidade pelo fomento da cana de açúcar o que permite o desenvolvimento agroindustrial por aqui. Entra em atividade no ano de 1943 o Departamento Municipal de Educação física. O Brasil declara guerra à Itália e a Alemanha e inicia a formação do 1º Grupo de Caça do Brasil, que mais tarde passaria a ser conhecido como Senta a Pua.

O araraquarense Fernando Correa Rocha apresenta-se como voluntário no Rio de Janeiro e embarca juntamente com outros jovens para treinamento nos EUA, tornando piloto do grupo e cumprindo 75 missões de guerra na Itália. Araraquara envia mais de 30 homens para servir a FEB. A maioria deles segue para a Guerra, outros permanecem guardando a costa brasileira.

Assad Feres, Sargento araraquarense, é morto em batalha no Vale do Pó na Itália. Em 1944 é fundado o Ginásio São Bento em Araraquara. No mesmo ano é criada a Associação Agropecuária da Zona de Araraquara. Termina o Estado Novo, Getúlio se interna no Rio Grande do Sul.

 

Nasce o TECA, a Ferroviária

Em 1946 a Nestlé instala-se na cidade. No ano de 1947, José dos Santos torna-se o primeiro Prefeito eleito pelo voto popular em Araraquara; é fundada a Sociedade Beneficente Obreiros do Bem. O ano também marca as primeiras negociações para a vinda, logo depois, do DER para Araraquara. Passado um ano, a Escola de Belas artes é reaberta por iniciativa de Sr. Hélio Morganti, oferecendo cursos de desenho e pintura. Mais dois anos, em 1950, por iniciativa do Dr. Pereira Lima apoiado por ferroviários da EFA, é fundada a Associação Ferroviária de Esportes, iniciando-se logo depois a construção do Estádio Ademar de Barros, na Fonte Luminosa. O Estádio é construído em tempo recorde.

No ano de 1952 é realizada a Exposição da Escola de Belas artes de Araraquara no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Dois anos depois, agora no Museu de Arte Moderna de São Paulo, é organizada a Segunda Exposição da Escola. O ano de 1955 é marcado pelo início das atividades do grupo amador TECA. Mais quatro anos, em 1959, é organizada a CTA e são implantados os ônibus elétricos na cidade.

Finalmente, no ano de 1960 se aceleram as obras de construção da Avenida Bento de Abreu, na Fonte, e o Prefeito Benedito de Oliveira, juntamente com o vereador Mário Ananias organiza o 1º Circuito Automobilístico de Araraquara, quando os principais pilotos do país se apresentam na avenida.

Termina o 1º longo ciclo da história brasileira e começa o nosso. Isso ocorre quando JK inaugura Brasília e a capital deixa o Rio de Janeiro, onde estava desde o Império. E a coisa já começa confusa, o 1º Presidente eleito depois de sua inauguração, Jânio Quadros, renuncia.

Revista Cidade

Publicidade