Educação já cadastrou quase 800 alunos no transporte escolar gratuito

25.01.2018
Educação já cadastrou quase 800 alunos no transporte escolar gratuito

Atendimento é realizado no Centro, em local amplo; para evitar filas, agendamento pode ser feito pelo site da Prefeitura

O Programa Municipal de Transporte Escolar já cadastrou cerca de 800 alunos desde a semana passada. A estimativa é de que 5 mil alunos da rede pública de ensino sejam atendidos até o dia 31 de março, quando o prazo para adesão chega ao final.

Neste ano, o atendimento está sendo feito em local mais amplo: na Avenida Espanha, nº 536, no Centro — na antiga sede do Neja. O horário é das 8h às 17h, de segunda a sexta, inclusive durante o horário de almoço.

O gerente de Transporte Escolar, Felipe Pierri, lembra que o cadastramento é obrigatório também para quem já possuía o benefício. “Mesmo para quem tinha no ano passado, é necessário fazer o recadastramento neste ano. O cadastramento serve para oferecer o benefício e para a gente ter o controle de quantas pessoas estão utilizando”, afirma.

Uma das novidades é o agendamento online, no site da Prefeitura, o que evita filas e os transtornos anteriores. Para isso, basta acessar www.araraquara.sp.gov.br e clicar no banner no alto da página, além de preencher as informações solicitadas e imprimir o comprovante do pré-agendamento.

Além desse comprovante, devem ser levadas uma declaração da escola (de até uma semana antes), cópia de um comprovante de endereço (prazo máximo de três meses), RG do responsável e RG ou certidão de nascimento do aluno.

As melhorias no atendimento agradaram os pais e responsáveis dos alunos. “Foi bem rápido. Antes, era bagunçado demais. Está melhor, porque tem o sistema de senha, ninguém passa na frente. E o agendamento também melhorou o serviço”, afirma a técnica em enfermagem Mari de Oliveira, de 35 anos, que passou pelo atendimento na manhã desta quarta (24).

 

Passo a passo

Ao chegar à sede do Programa Municipal de Transporte Escolar, no antigo Neja, o primeiro processo é a triagem. Depois, o usuário recebe o número do protocolo e vai até a sala de espera, onde um televisor exibe as senhas chamadas. Pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida são atendidas no andar térreo. No piso superior, quatro salas fazem o cadastro.

Com o papel de confirmação em mãos, o cidadão já retira a autorização para desbloqueio do vale-transporte. Uma atendente da Novo Card, então, providencia a confecção do cartão (caso retire pela primeira vez) ou a recarga do mesmo cartão que já era utilizado (se o aluno já tinha o benefício).

São duas modalidades: transporte fretado (que leva diretamente até a escola) ou passe escolar (a ser usado nos ônibus de transporte coletivo). O modelo de benefício é fornecido de acordo com o local em que o aluno reside.

 

Serviço:

Local: Avenida Espanha, nº 536, Centro (antigo Neja)

Quando: de segunda a sexta-feira

Horário: das 8h às 17h (inclusive durante o almoço)

Quem pode ter o benefício: alunos da zona rural, que morem em local que tenha barreira física ou obstáculo que dificulte o acesso à escola ou que morem a mais de 2 km da escola em que estão matriculados

Documentos necessários: declaração da escola, cópia de comprovante de endereço, RG do responsável e RG ou certidão de nascimento do aluno

Mais informações: 3333-3969.

Revista Cidade

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