Edinho sanciona leis que tratam de segurança, transição de governo e acessibilidade

21.09.2018
Edinho sanciona leis que tratam de segurança, transição de governo e acessibilidade

Projetos são de autoria dos vereadores Cabo Magal e Thainara Faria

O prefeito Edinho sancionou nesta quarta-feira (19), na sala de reuniões da Prefeitura, três projetos de lei aprovados pela Câmara Municipal, um deles idealizado pelo vereador Cabo Magal Verri (MDB) e os outros dois, por Thainara Faria (PT).

O projeto de lei de autoria do Cabo Magal, número 009, de 2018, obriga as instituições bancárias públicas ou privadas e as cooperativas de crédito localizadas em Araraquara a contratar vigilância armada para atuar nas áreas de caixas eletrônicos das agências, durante o período de acesso aos terminais, inclusive nos finais de semana e feriados.

Durante a solenidade de sanção do projeto, o vereador autor da proposta destacou a importância de se manter vigilantes armados nos caixas eletrônicos, garantindo a segurança dos usuários, principalmente nos horários mais críticos que, segundo ele, é das 18 às 22 horas, e nos finais de semana.

“Estou sugerindo essa mesma proposta para outras cidades da região e espero que ela se dissemine. Assim, poderemos fechar o cerco contra a criminalidade nos caixas eletrônicos. É mais segurança e também mais empregos para a categoria dos vigilantes”, declarou Cabo Magal.

Também presente na solenidade, Hugo Lombardi de Souza, o proprietário da escola de vigilância Cespon, também mencionou a geração de empregos de vigilantes que a lei vai desencadear. “Além de garantir a segurança dos munícipes que usam o serviço nas 33 agências com caixas eletrônicos em Araraquara, vai exigir o aperfeiçoamento da formação de vigilantes na nossa cidade e abrir muitas vagas de emprego no setor”, ratificou Lombardi de Souza.

 

Transição e educação

Definir regras do processo de transição de governo no município e criar a Comissão de Transição de Mandato é o objetivo do projeto de lei de número 231, de 2018, da vereadora Thainara Faria, também sancionado ontem.   

Para a vereadora, que estava acompanhado do administrador público Guilherme Rezende na solenidade, era uma garantia de manutenção do serviço público de qualidade durante o período de troca de governo. “Moldes e regras de transição evita esse ônus para a população”, justificou.

Já seu segundo projeto sancionado, de número 212, de 2018, dispõe sobre a garantia de vagas para alunos com deficiência física e mobilidade reduzida na escola mais próxima de sua residência. Segundo Thainara, a construção da proposta foi acompanhada pela secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, e demais membros da secretaria da Educação, a partir de pesquisa de constitucionalidade. “Defendemos a acessibilidade para colaborar com a qualidade vida destes alunos”, disse ela.

 

Leis que fazem a diferença

 

Após sancionar os projetos, o prefeito Edinho encerrou a solenidade elogiando as iniciativas dos vereadores que, para ele, são leis que farão a diferença dos araraquarenses.

 

Sobre a obrigatoriedade de vigilantes armados nos caixas eletrônicos, o prefeito revelou que sofreu pressão de entidade representativa do setor bancário para que não acatasse a nova lei. “É uma proposta de grande relevância para nossa cidade e é isso que importa. Estou sancionando com muito orgulho”, afirmou Edinho, estendendo o elogio ao projeto de lei de Thainara.

“Era urgente que Araraquara tivesse uma lei que tratasse da transição. A cada governo, o município fica à mercê da iniciativa de quem está deixando e de quem está assumindo a Prefeitura. Eu já estive em transições tranquilas, mas é necessária uma lei apontando regras e procedimentos, resolvendo assim o problema da subjetividade”, defendeu.

Edinho ainda enalteceu a iniciativa da vereadora que beneficia alunos com deficiência física e mobilidade reduzida. “É importante que estes alunos tenham o direito garantido à acessibilidade e esse projeto simplifica o processo. Eu me orgulho de estar sancionando leis de grande relevância. São propostas que vão fazer a diferença para nossa população. Parabéns aos vereadores pela coragem e iniciativa”, finalizou o prefeito Edinho.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil