Daae troca redes de água deterioradas na Vila Xavier

06.11.2019
Daae troca redes de água deterioradas na Vila Xavier

Obras que afetam o abastecimento naquela região, principalmente às quartas-feiras, devem ser concluídas neste mês de novembro

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) está investindo R$ 4,5 milhões na troca de redes de água em parte da Vila Xavier. Esse serviço, que tem provocado interrupção no abastecimento em alguns bairros daquela região da cidade às quartas-feiras, afetando residências sem caixa d'água, é necessário por conta das péssimas condições da tubulação do bairro, que é muito antiga e está deteriorada.

Já foram feitas trocas nas ruas Bahia, Ceará, Cândido Portinari, Julião Caramuru, entre outras, e o serviço deve ser concluído neste mês de novembro.

Nesta quarta-feira, dia 6 de novembro, o trabalho será feito das 8h às 18h, na rua Cândido Portinari, com as esquinas das avenidas Estrada de Ferro, Armando Biagioni e Plínio de Carvalho. Para a obra, haverá a interrupção do fornecimento de água nos bairros Jardim Morada do Sol, Brasília, Brasil, Silvânia, Floridiana, Estações, Tabapuã, Biagioni, Paulistano, Zavanella, América, Terceiro Distrito Industrial, Gramado, Santa Clara, Capri, Jardim Europa, Chácaras Floresta, Jardim Viaduto, Chácaras Velosa, Cidade Industrial e arredores.

 

Rede recuperada

As tubulações de ferro de parte da Vila Xavier são antigas e estão com incrustação, ou seja, no interior do encanamento ocorre o depósito de materiais, mais ou menos aderentes, impedindo o fluxo do líquido. Além disso, os encanamentos feitos de ferro são propícios à ferrugem, evoluindo para a corrosão. Deste modo, os reparos tornam-se frequentes e a pressão da água é reduzida, pois as incrustações nas tubulações provocam a diminuição do diâmetro nas paredes dos tubos.

Por isso, estas tubulações de ferro estão sendo trocadas por tubos de polietileno de alta densidade (PEAD), um material mais resistente e com vida útil maior.

Este investimento que vem sendo feito pelo Daae em parte da Vila Xavier vai garantir mais eficiência no sistema de distribuição; diminuirá as interrupções no fornecimento, causadas por rompimentos de redes; reduzirá as perdas e proporcionará segurança no abastecimento de água. Trata-se de um projeto para garantir o abastecimento no futuro, cujos benefícios começam assim que toda a tubulação do setor estiver trocada.
As obras constituem-se na substituição de 6,3 quilômetros de tubos de ferro fundido por tubulações de PEAD, de 63 mm de diâmetro, por método não destrutivo, na instalação de caixas metálicas para hidrômetros e reparos de pavimento asfáltico e calçadas.

Mais informações podem ser obtidas ainda pelo 0800 7701595.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil