Daae projeta entrega de três poços este ano

03.04.2019
Daae projeta entrega de três poços este ano

Prestes a completar seu cinquentenário em 2019, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) projeta entregar três poços profundos até o final deste ano, em Araraquara: um no Jardim Victório De Santi, na região sudeste, os outros dois na região norte da cidade - o do Selmi Dei e o terceiro para os Jardins Indaiá e São Rafael.

Quem falou sobre o ssunto foi o superintendente do Daae, Donizete Simioni, que detalhou as ações atuais da Autarquia.  

Donizete iniciou falando da importância da parceria com a Usina Santa Cruz para a retirada das plantas aquáticas do Ribeirão Anhumas. "Araraquara possui três importantes represas de captação de águas superficiais - a represa das Cruzes, do Paiol e a Anhumas, esta distante 13 quilômetros, próximo ao Clube Náutico, cujas águas são bombeadas para a ETA Fonte (Estação de Tratamento) e depois distribuídas pela cidade. Com o passar do tempo, surgem plantas flutuantes, como a de aguapés, entre outras, que precisam ser retiradas.

"A Usina Santa Cruz, cuja diretoria eu agradeço de público pela parceria com o Daae, que também faz a captação dessas águas, agora está removendo as plantas para recuperar a capacidade de vazão, através de serviços de dragagem, que devem estar concluídos num prazo previsto de 30 dias", informou o superintendente.

Segundo Simioni, em breve o Daae fará o mesmo procedimento nas represas do Paiol e do Lajeado. "Não é um procedimento barato e a limpeza tem que ser feita periodicamente", acrescentou.

 

Região Norte

O superintendente do Daae ainda afirmou: "Todos sabem que houve uma grande ocupação populacional na região norte de Araraquara, com a entrega de milhares de casas populares sem os equipamentos públicos necessários como escola, posto de saúde, transporte público, área de lazer e, principalmente, a garantia de abastecimento de água.

Donizete lembrou que há cerca de duas semanas queimou uma bomba do poço profundo que abastece aquela região, inclusive o Selmi Dei, e esse trabalho de recuperação dura no mínimo 12 horas. Posteriormente, também estourou uma rede de abastecimento no mesmo bairro.

Esse outro serviço, que obrigou a interrupção do abastecimento d'água, também demandou um tempo para as obras de recuperação. "Sabemos da gravidade do problema e tomamos providências para a resolução. Temos dois novos poços de abastecimentos para serem inaugurados naquela região e um deles, no próprio Selmi Dei, será entregue em breve à população para sanar esses problemas. E temos em fase de obras o posto do Indaiá-São Rafael, que também deve ser entregue neste ano.

Finalizando, Donizete ressaltou que para marcar os 50 anos de fundação do Daae (inaugurado em 2 de junho de 1969), além das atividades comemorativas previstas, a grande meta será as entregas, antes de 2 de junho, dos poços profundos do Victorio De Santi e Selmi Dei, e, depois de junho, o do Indaiá-São Rafael.

 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil