CPFL amplia subestação e Araraquara fica autossuficiente em energia por dez anos

23.03.2018
CPFL amplia subestação e Araraquara fica autossuficiente em energia por dez anos

 Inaugurada essa semana, Subestação Paiol na região do Shopping Jaraguá exigiu investimento de R$ 10,4 mi por parte da concessionária

As obras da concessionária, que investiu R$ 10,4 milhões, e inaugurou na cidade a Subestação Paiol tornam Araraquara autossuficiente em energia elétrica pelos próximos dez anos — são 30% de capacidade extra (‘excedente’) de energia e uma média de crescimento de 3% ao ano.

O gerente de Serviços Comerciais da CPFL, Pedro de Aro, destacou que a empresa praticamente triplicou a potência da subestação. “O empresário pode ficar tranquilo, trazer investimentos. Temos os maiores índices de qualidade do País. Araraquara é uma cidade de destaque na nossa área de concessão”, disse.


A?utossuficiência?

O objetivo da ampliação da Subestação Paiol é dar mais disponibilidade de energia elétrica para os clientes na cidade. Segundo a companhia, Araraquara será autossuficiente em geração de energia elétrica por dez anos.

Localizada próximo à região do Shopping Jaraguá, a subestação passa a contar com sete novos circuitos alimentadores em 13,8 kV (quilovolts) e uma capacidade ampliada em 160% — a potência chega a 65 MVA (mega volt ampére).

Além da subestação, também foram realizadas obras de expansão nas redes de distribuição de energia, que terão mais 23 km (após a conclusão dessa expansão, prevista para este ano, a cidade terá mais qualidade no fornecimento de energia elétrica).

Araraquara terá entre os clientes especiais atendidos pela Subestação Paiol: Unesp (Universidade Estadual Paulista), Cutrale, IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) e Shopping Jaraguá.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil