Coronavírus: flexibilização não teve relação com a alta de casos na cidade

05.06.2020
Coronavírus: flexibilização não teve relação com a alta de casos na cidade

Apontada nas redes sociais como consequência da flexibilização da quarentena na cidade, a alta dos casos confirmados de Coronavírus nesta semana nada tem a ver o momento vivido pelo araraquarense. A afirmação é da secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, para quem o impacto real somente será sentido daqui 10 ou 15 dias.

O Comitê de Contingência entende que a alta pode ter relação com o relaxamento do isolamento social registrado no mês de maio, por isso mesmo reforça que não se discute, neste momento, lockdown no município. O que vem sendo feito, segundo nota emitida hoje, são estudos diários sobre o avanço dos casos de Coronavírus em Araraquara e do perfil das pessoas positivadas, além do acompanhamento da ocupação dos leitos de UTI em Araraquara e região. 

Outra preocupação das autoridades sanitárias se dá com a proximidade do quinto dia útil do mês, quando o movimento nas ruas aumenta.

Por isso, a recomendação é que sejam realizadas ações conjuntas com os fiscais da Vigilância Sanitária, pessoal da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública e Procon, com fiscalizações pontuais, cobrando o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção do contágio da Covid-19.

"As pessoas precisam se conscientizar de que a quarentena continua e que,  principalmente os idosos e demais pessoas que fazem parte do grupo de risco da doença, devem permanecer em suas casas, em isolamento social. Com o aumento de pessoas circulando, o risco de contaminação pela Covid-19 é muito maior", reforçou.

Eliana reafirmou que se o Comitê entender necessário, a flexibilização das atividades econômicas poderá ser revista pela Prefeitura.

Araraquara tem hoje 323 casos confirmados de Coronavíruis, com 75 amostras aguardando resultado de exames. Do total, 86 permanecem em quarentena e 232 já saíram.

Hoje, 23 pacientes estão internados. Destes, 18 estão em enfermaria - 7 suspeitos e 11 casos confirmados. E 5 estão internados em UTI - 2 suspeitos e 3 confirmados. Do total de 23 internados, 21 são moradores de Araraquara e 2 são de outro município e foram transferidos para hospital da cidade.

Foram notificados, até o momento, 5 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus na cidade e 1 casos suspeito. Trata-se de uma idosa de 77 anos, com comorbidades.

 

Revista Cidade

Publicidade