Comércio Varejista de Araraquara apresenta primeiro aumento nas vagas formais em 2018

04.06.2018
Comércio Varejista de Araraquara apresenta primeiro aumento nas vagas formais em 2018

Cidade voltou a abrir vagas formais de empregos. No total, foram 95 novos postos de trabalho abertos no mês de abril e o setor de construção civil foi destaque nas contratações

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Araraquara encerrou o mês de abril com a abertura de 95 novos postos de trabalho. Esse resultado retoma a trajetória de crescimento do emprego na cidade, após um resultado negativo observado no mês de março. "Mesmo com as oscilações mensais, fruto da incerteza dos empresários quanto ao futuro e a cautela na realização de investimentos, os registros de novas contratações têm se mantido positivos no início do ano", revela Délis Magalhães, economista do Sincomercio, que analisou os números.

As contratações no setor de construção civil apresentaram destaque no mês, com a abertura de 158 novas vagas. Acumulando um saldo positivo de 252 novos postos de trabalho em 2018. "O crescimento do setor é de extrema importância para o município, uma vez que possui alto grau de dinamismo e acaba movimentando outras atividades e confirmando a presença de novos investimentos", afirma a economista. Outro destaque positivo registrado no mês de abril foi o comércio, com a abertura de 92 novas vagas formais.

Por outro lado, o setor de serviços continua apresentando resultado negativo, principalmente relacionado aos segmentos de alimentação, alojamento e serviços às famílias. Délis explica que as oscilações políticas e econômicas, que tem caracterizado o início de 2018, acabaram gerando insegurança no consumidor, que prefere poupar ao invés de gastar com serviços não essenciais.

Após passar por três meses registrando um número de demissões maior que o de admissões, o comércio varejista de Araraquara apresentou o primeiro aumento nas vagas formais com a abertura de 58 novos postos de trabalho em abril. Os segmentos que tiveram melhor desempenho foram as farmácias e perfumarias, além dos supermercados. "No primeiro quadrimestre do ano, as lojas de vestuário, tecido e calçados têm influenciado negativamente o saldo, com a perda de 210 postos formais. Com a chegada do inverno e de datas comemorativas, como o dia dos namorados, espera-se uma movimentação maior do setor nos meses de maio e junho", explica a economista.

 

Movimentação e Estoque de Empregos no Varejo de Araraquara

Atividades

Saldo em Abril/2018

Saldo em 2018*

Estoque

Autopeças e Acessórios

-2

10

1.010

Concessionárias de Veículos

6

5

739

Farmácias e Perfumarias

21

19

1.352

Eletrodomésticos, Eletrônicos e Lojas de Departamentos

9

-13

1.076

Materiais de Construção

-14

0

1.159

Lojas de Móveis e Decoração

7

-1

212

Lojas de Vestuário, Tecido e Calçados

-6

-210

1.463

Supermercados

35

27

3.995

Outras Atividades

12

4

1.819

Total do Comércio Varejista

68

-159

12.825

*Acumulado até Abril

Revista Cidade

Publicidade

Brasil