Comércio terá regras especiais e bares e restaurantes terão horário para fechamento na retomada em Araraquara

28.05.2020
Comércio terá regras especiais e bares e restaurantes terão horário para fechamento na retomada em Araraquara

As regras que nortearão a reaberta dos bares, restaurantes, shoppings centers e do comércio em geral na cidade de Araraquara foram discutidas no final da tarde dessa quinta-feira (28), em uma reunião entre lideranças empresariais, o prefeito Edinho Silva, secretários municipais e membros do Comitê de Contingência do município.

Convocado pelo chefe do Executivo ainda ontem, o encontro se realizou no 6º andar do Paço e teve na mesa os presidentes, da ACIA, José Janone Júnior, do Sincomércio, Antônio Deliza Neto, do SinHores, Fernando Pachiarotti, além do superintendente do Shopping Jaraguá, Douglas Borges. 

O comércio de rua, shoppings, bares e restaurantes poderão voltar a funcionar a partir da próxima segunda-feira, (1º), depois de mais de dois meses de atividades suspensas devido à pandemia do novo coronavírus. Porém, esse retorno será com restrições sanitárias e em horário reduzido. 

As regras que disciplinarão o funcionamento do comércio, empresas de prestação de serviços e alimentação deverão constar do novo decreto que o prefeito edinho silva baixará nas próximas horas renovando a quarentena na cidade até o próximo dia 15 de junho, mas agora, de forma flexibilizada.

 

Como vai ficar para o comércio e prestadores de serviços

De acordo com o discutido na Prefeitura, empresas de Comércio e Serviços funcionarão das 10 às 16 horas, com 40% da Lotação do estabelecimento descrita no AVCB. (Alvará dos Bombeiros). Deverá ser observada a distância mínima de 1,5m entre pessoas, e ou grupo familiar.

Será obrigatória a distribuição de senhas na entrada dos estabelecimentos para controle da lotação descrita no AVCB, e as filas também deverão ser organizadas e sinalizadas para manutenção de 1,5m de distância entre as pessoas. 

Também será obrigatória a higienização constante de equipamentos utilizados, espaços comuns e o estabelecimento deverá disponibilizar bisnagas de álcool 70% aos funcionários e clientes. O uso de máscaras será obrigatório para todos.

Também será necessária a sinalização de fluxo pedestres especialmente entrada e saída dos estabelecimentos.

Outra medida adotada pela Prefeitura foi a manutenção do serviço de atendimento na modalidade drive thru e delivery para quem desejar atuar nesses modelos.

A Prefeitura também sugere a criação de horários alternativos para o atendimento exclusivo ao grupo de risco (idosos), evitando assim que eles se misturem aos demais clientes. 

Fica estritamente proibida a realização de shows e promoções que causem aglomerações, e a AVCB deve ficar em local exposto para fiscalização.

 

Bares, restaurantes e similares

Para restaurantes e praças de alimentação que servem no local, além das medidas anteriores, ficam proibidos os serviços de Buffet Self Service.

As mesas deverão estar a 2 metros de distância umas das outras, e deverão acomodar até 2 pessoas por mesa cada uma delas.

Fica expressamente proibido colocar mesas em passeio público, e o uso de máscaras é obrigatório durante todo o tempo em que os clientes permanecerem no estabelecimento. Eles somente poderão retirá-las durante a refeição enquanto sentado à mesa, e deverão recolocá-la imediatamente após.

No caso de bares que oferecem música ou atração ao vivo, o serviço deve ser realizado por até 3 pessoas (artistas) no máximo, e com distanciamento de 2 metros entre eles.

Está proibido o consumo de alimentos de pé ou no balcão. 

Os bares e restaurantes não terão horário estipulado para abertura, mas deverão observar o limite para fechamento: Sexta-feira e sábado até as 24h / Domingo a quinta-feira às 23h.

Outras duas definições foram fechadas da tarde desta quinta-feira (28): os Shopping Center poderão funcionar das 14 às 20 horas (com limitações. Em breve divulgaremos as regras) e as Autoescolas deverão desinfetar os carros logo após a cada uso.

Maiores detalhes sobre o regramento determinado pela Prefeitura para disciplinar a retomada a economia em Araraquara, bem como suas aplicações e como se dará a fiscalização, disponibilizaremos em breve.

Revista Cidade

Publicidade