Comércio de Araraquara pode funcionar no sistema Drive Thru

11.05.2020
Comércio de Araraquara pode funcionar no sistema Drive Thru

ACIA, Sincomércio e Sinhores aguardam a adoção da medida por parte da Prefeitura para as próximas horas

A completa paralisação da economia de Araraquara pode estar com as horas contadas. Isso, porque em reunião realizada na manhã do último sábado no 6º andar da Prefeitura Municipal surgiu uma ideia paliativa, mas que pode permitir a retomada do comércio na cidade. Trata-se da proposta discutida entre lideranças empresariais e o prefeito Edinho Silva de se autorizar o comércio da cidade a funcionar pelo sistema drive thru. 

"Não é o ideal, mas pelo menos os empresários poderiam realizar vendas por telefone. Isso seria um alento para todos e a roda da economia voltaria a girar, mesmo que de maneira tímida. Essa medida pode salvar muitos dos pequenos empresários que ainda estão de pé. É importante lembrar que são eles os responsáveis por 70% dos empregos", explicou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), José Janone Júnior.

A ideia surgiu durante a reunião, quando o prefeito discorria sobre a determinação do governador João Dória de estender a quarentena até o dia 31 de maio, momento em que ficou explicita a decepção dos líderes empresariais. Afinal, o governador já havia anunciado o início da flexibilização para maio, e Araraquara conta com excelente estrutura na área da saúde, além de ter números bastante controlados da nova doença.

"Foi uma decepção muito grande. A expectativa era a oposta. Ninguém esperava essa atitude do governador. A cidade ainda não tem ideia da realidade que estamos vivendo. Muita gente está pensando que isso tudo é uma brincadeira, que os empresários têm como aguentar parados, mas ninguém tem. Muita gente já fechou. Especialmente micros e pequenos empresários", destacou Antônio Deliza Neto, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara.

Também presente no encontro, Fernando Pachiarotti, que responde pela presidência do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Araraquara (Sinhores) afirmou que a medida vai ajudar bastante aos comerciantes e comerciários, mas não resolve nada para os profissionais que atuam na área da alimentação de salão, como restaurantes, churrascarias e até mesmo lanchonetes.

"Esses estabelecimentos trabalham com produtos perecíveis, e já perderam quase todo seu estoque. No nosso caso, nós precisamos abrir. E abrir rápido! Porque muita gente já fechou, já devolveu prédios e não volta mais a trabalhar. E a maior parte deles, nem dinheiro para pagar as verbas rescisórias tiveram", revelou

Discutida detalhadamente entre os presidentes da ACIA, Sincomércio, Sinhores e o prefeito Edinho, a abertura do comércio de Araraquara pelo sistema drive thru teria agradado a todos. 

Segundo os empresários, o prefeito teria dito que para viabilizar sua aplicação seria necessário incluir texto específico sobre o assunto no decreto municipal que estende a quarentena até o final de maio.

Expectativa agora é pela confirmação da medida nas próximas horas.

 

Revista Cidade

Publicidade