Com redução das notificações, Vigilância altera horário de atendimento no dengário do Cear

31.05.2019
Com redução das notificações, Vigilância altera horário de atendimento no dengário do Cear

O baixo fluxo de pacientes no período noturno e a queda no número de notificações motivaram a mudança

O horário de funcionamento do Polo de Atendimento de Pacientes com Suspeitas de Dengue do Cear, o dengário do Cear, será alterado a partir deste sábado (1).

De acordo com a secretária municipal interina de Saúde, Joice Nogueira, a decisão de encerrar o atendimento às 18 horas e não mais às 20 horas, como vinha ocorrendo nos últimos meses, foi motivada pelo baixo fluxo de pacientes no período noturno. Após esse horário, o paciente pode se dirigir a uma das 3 unidades de Pronto-Atendimento (UPAs).  

O número de notificações de casos de dengue vem caindo significativamente, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, que atribui essa desaceleração de transmissão da doença no município às temperaturas mais amenas e também às ações intensivas para conter a proliferação do mosquito Aedes Aegypti nos bairros da cidade, incluindo reforço na equipe de controle de vetores com a contratação de apoiadores de combate à dengue, a realização de bloqueios casa a casa, aplicação de larvicida, nebulização, mutirões, fumacê e arrastão com vistoria nos quintais.

Por conta desta redução de notificações, o dengário que funcionava na região central, na Rua 5, já teve as atividades encerradas na semana passada. Nas últimas semanas, dos cerca de 100 atendimentos diários prestados, 1 notificação de dengue foi registrada, em média. E, em alguns dias, não houve notificação.

O dengário do Cear foi aberto no dia 2 de fevereiro para desafogar os atendimentos nas 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que aumentaram muito diante da epidemia de dengue, principalmente as UPAs do Centro e da Vila Xavier. Houve uma reorganização da rede básica para agilizar e aprimorar o atendimento médico. Este atendimento continuará sendo prestado no dengário do Cear, todos os dias incluindo sábados e domingos, mas agora das 7h às 18h. As pessoas com suspeita de dengue também podem procurar atendimento nas três UPAs  - Central, Vila Xavier e Valle Verde -, e nos postos de saúde.

Durante todo o processo de combate à dengue, que continua nos bairros, denúncias de imóveis abandonados também podem ser realizadas pelo telefone da Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica pelo 0800-7740440, ou através do Whatsapp da Prefeitura – (16) 99760-1190 e pelas redes sociais.

 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil