Com lançamento de projeto, além de matérias especiais edição impressa do Portal Cidade Araraquara chega às ruas

30.09.2017
Com lançamento de projeto, além de matérias especiais edição impressa do Portal Cidade Araraquara chega às ruas

Em sua versão 21, a edição impressa do Portal Revista Cidade Araraquara (www.revistacidadeararaquara.com.br) chega às ruas com muitas novidades e coberturas especiais. Um dos grandes destaques da revista é a matéria sobre as ações desenvolvidas pelo Núcleo MMDC de Araraquara, que traz como presente aos araraquarenses a relação completa de cidadãos do município que seguiram para os campos de batalha durante a Revolução Constitucionalista de 1932.

A matéria de capa, porém, trata de um Projeto elaborado pela diretoria da Associação Comercial e Industrial de Araraquara, que ainda dentro das comemorações do Bicentenário da cidade entregará à população um trabalho detalhado do desenvolvimento do comércio e da indústria em Araraquara através dos tempos. O Projeto será lançado oficialmente pela associação no início de outubro.

A edição traz ainda duas novas seções, "Ele fez a história" e "Ele fez a diferença", que a partir agora serão publicadas regularmente, sempre homenageando cidadãos e empresários de Araraquara que construíram uma história de destaque.

Com matérias especiais que tratam de música e da noite araraquarense, a edição trata também de alguns dos principais eventos desenvolvidos pela diretoria da Acia desde sua posse em 2016, além de destacar a atuação da entidade no sentido de auxiliar e dar suporte aos empresários da cidade no sentido de enfrentar a crise e produzir mais, gerando renda e novas vagas de empregos.

Outra novidade é a capa dupla, com destaque para o Projeto Araraquara 200 Anos Empresarial elaborado pela ACIA, e para a Hotdogueria e Petiscaria JA1000, parceira de longa data do Portal. Além disso, a edição impressa do Portal Revista Cidade Araraquara tem muito mais em conteúdo, proporcionando aos amigos e seguidores uma leitura agradável, carregada de informações interessantes e novidades que acrescentam conhecimento.

 

A lista histórica   

Produzida na Estação Ferroviária durante o processo revolucionário, a lista dos araraquarenses que seguiram para os campos de batalha em 1932 nunca foi publicada antes na cidade, e traz os nomes e as datas de embarque daqueles que se apresentaram como voluntários para defender uma Constituição democrática para o País naquele distante ano. São muitas as famílias da cidade representadas na lista. A relação traz ainda nomes de muitos cidadãos que depois viriam a se destacar na vida do município, grande parte deles pessoas simples, que venceram e construíram bela história. 

Sete araraquarenses perderam a vida no período e foram enterrados no Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, inaugurado no Cemitério São Bento em 9 de julho de 1934. O Mausoléu hoje é um monumento, e está localizado na 2ª rotatória da Avenida Bento de Abreu.

Quatro deles morreram em batalha, um em acidente automobilístico e dois depois do conflito (Tenente Joaquim Nunes Cabral, Sargento Valdomiro Machado, José Cesarini, Diógenes Muniz Barreto, Joaquim Alves, Octávio de Oliveira Ameduro e Bento de Barros. Além deles, Augusto Moraes também foi enterrado no Mausoléu, mas ele não era de Araraquara. 

Augusto morreu em batalha ao lado do araraquarense Tenente Joaquim Nunes Cabral. E tudo aconteceu quando seu grupo foi cercado durante um confronto, e ambos decidiram permanecer entrincheirados dando proteção para garantir que os companheiros conseguissem recuar para além de uma elevação, o que de fato aconteceu. Os dois, porém, não conseguiram deixar o lugar e morreram juntos. Foram enterrados no local onde tombaram.

Tempos depois, quando a Prefeitura de Araraquara recuperou os corpos dos araraquarenses mortos no conflito, não foi possível identificar quem era quem (os corpos se misturaram) e as autoridades da época decidiram trazer todos os despojos para cá, homenageando Augusto e enterrando-o no Mausoléu ao lado dos voluntários da Morada do Sol.

Até os dias de hoje a origem de Augusto é desconhecida, mas ele segue homenageado por Araraquara todo 9 de julho, quando se comemora a data magna de São Paulo.

Parceiro da ACIA, o Portal Revista Cidade Araraquara cobre e divulga regularmente suas atividades, e a edição impressa da revista é distribuída a todas as empresas associadas à entidade, chegando ainda em mais de 1,2 mil outros pontos fixos, entre parceiros, escritórios e clínicas de Araraquara e micro região. 

Confira algumas páginas da nova edição nas imagens abaixo e tenha acesso a revista no formato digital clicando na imagem de capa situada do lado direito da página principal do Portal. Com 66 páginas de muita informação, ela foi feita com carinho e especialmente para você!

 

Editoria Portal Revista Cidade Araraquara e Região

Revista Cidade

Publicidade

Brasil