Citada como polo de tecnologia no interior de São Paulo, Araraquara é destaque no programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios

16.10.2018
Citada como polo de tecnologia no interior de São Paulo, Araraquara é destaque no programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Cidade foi citada no programa "Pequenas Empresas & Grandes Negócios", da Rede Globo, como um novo polo de tecnologia no interior de São Paulo; incubadora municipal focada em tecnologia está na etapa final de lançamento

Araraquara foi destaque no último final de semana no programa "Pequenas Empresas & Grandes Negócios", transmitido pela Rede Globo para todo o Brasil. A edição do último domingo (14) da atração trouxe a história de empresários que estão apostando em Araraquara, que está se tornando um novo centro de startups.

Startups são empresas, geralmente de tecnologia, que estão iniciando sua operação no mercado e desenvolvem softwares, games, entre outros produtos.

A reportagem da Rede Globo citou o exemplo do empresário Iglá Generoso, que nasceu na cidade, é dono de duas startups e investe em mais quatro, todas da região. Ele estudou, foi para São Paulo, onde criou uma startup de hospedagem de blogs. De lá foi para os Estados Unidos e Portugal. Vinte anos depois, voltou pra Araraquara para passar adiante o que aprendeu.

Ele e um sócio investiram R$ 5 milhões para comprar e reformar um prédio na Avenida Sete de Setembro, onde inauguraram a Global Labs, um local para que empresas se instalem.

Esse modelo é chamado de coworking, pois todas as empresas trabalham num ambiente compartilhado. Nesse local, por exemplo, estão desenvolvedores de um aplicativo de celular que facilita a transferência de recursos do exterior para o Brasil e de um aplicativo de táxi voltado para mulheres.

Araraquara foi citada no programa como um "berçário de talentos" e um novo polo de tecnologia no interior de São Paulo.

"Os empresários mostrados pela reportagem são exemplos de inovação e orgulham muito a nossa cidade, que foi apresentada a todo o Brasil por meio da emissora. Araraquara sempre teve vocação agrícola e industrial, mas agora também se mostra antenada com as novas tecnologias. Desejamos muito sucesso a esses empresários que estão apostando em Araraquara", afirma o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto.

O coordenador de Indústria e Tecnologia da Prefeitura, Heber Pereira, afirma que a reportagem é motivo de orgulho para a cidade. "Araraquara está de parabéns por ter recebido esse reconhecimento. Esse é um segmento que está crescendo cada vez mais e está favorecendo os jovens empresários a desenvolverem os seus projetos, softwares, games, fomentando a Tecnologia da Informação", disse.



Nova incubadora

Heber também antecipa que a Prefeitura irá implantar uma incubadora de Tecnologia de Informação e Comunicação onde atualmente também está instalada a Incubadora de Empresas, em parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista), no 8º Distrito Industrial.

"O edital será em breve lançado nas universidades, em busca de parcerias e de jovens talentos, jovens empreendedores recém-formados para desenvolverem seus projetos. O espaço é bem planejado, onde temos salas de descanso, cozinha, salas temáticas. Está quase tudo pronto", informa o coordenador.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil